Para o ano de 2026, serão iniciadas as reconstruções de pontes de concreto, projetos desenvolvidos em parceria com a Defesa Civil Municipal

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, reconstruiu 22 pontes no interior do município, no período de 20 de janeiro a 10 de novembro. Uma média de duas pontes por mês. “Já nos primeiros dias de janeiro de 2025, a comunidade rural e empresários do ramo madeireiro vieram à secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca para apresentar as demandas de melhorias nas estradas e pontes. A saída imediata foi iniciar a reconstrução das pontes de madeira e para isso contamos com a parceria de várias empresas”, relata o secretário Pedro Donizete de Souza.

O relatório das obras e serviços executados nos primeiros seis meses deste ano, em relação às melhorias gerais nas estradas do interior, apontava um total de 493 quilômetros de vias da malha rural recuperadas, com patrolamento e cascalhamento, além da construção de bueiros.
Por sua vez, o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Pesca, Ronaldo Duarte, que a partir do mês de outubro assumiu a gerência direta da infraestrutura de estradas e pontes, informa que uma nova frente de trabalho terceirizada entrou em atividades. “Agora são três frentes terceirizadas, duas delas na região da Coxilha Rica e a outra atendendo à demanda de melhorias da malha viária do distrito de Santa Terezinha do Salto. Tem também três frentes formadas por pessoal e maquinário próprio da Prefeitura, atuando no distrito de Índios”, enumera Ronaldo Duarte.
Para o ano de 2026, a Prefeitura de Lages iniciará a reconstrução de pontes de concreto armado, estas em parceria com a Defesa Civil Municipal. Lages é o maior município do Estado de Santa Catarina, em extensão territorial (2.644 m²), totalizando 2.049 quilômetros de estradas vicinais.




