Notícia no Ato

Família muda de vida e realiza sonho com apoio da Epagri na Serra Catarinense

Nesta longa estrada da vida, cada passo é importante. E quanto mais gente chega junto, mais a caminhada cresce e se fortalece. A história de uma família de Lages, na Serra Catarinense, é um exemplo de como a união e a força de vontade são capazes de realizar sonhos e transformar realidades.


Everson e Gislaine Ribeiro da Silva eram empresários bem sucedidos no ramo de beleza e bem-estar pessoal. Moravam em uma boa casa no bairro Tributo e estavam bem resolvidos financeiramente. Mas não estavam completos. E o que lhes faltava não eram bens materiais.
Há três anos, a filha Manuela, então com 10, teve um sério problema de saúde, e o casal decidiu que hora de rever conceitos e mudar de vida. Everson e Gislaine se desfizeram do patrimônio que tinham em Lages, pegaram Manuela e o pequeno Isaque, então com apenas seis anos, e foram viver em uma propriedade da família no interior do município vizinho de Capão Alto.
E foi neste pequeno pedaço de paraíso, esculpido pela natureza na região da histórica Coxilha Rica, que os Ribeiro da Silva redescobriram o verdadeiro sentido da vida. Sem nenhum conhecimento sobre a lida campeira, Everson e Gislaine pediram ajuda à Epagri. O marido realizou o curso de turismo rural, a esposa participou do programa Mulheres em ação: Flor-e-Ser, e destas iniciativas surgiu a ideia de empreender.
“Ambos receberam todo o apoio, receberam capacitações, vivenciaram outras experiências e fizeram visitas técnicas a alguns empreendimentos. A busca deles por orientação foi fundamental para que pudessem começar a colocar o plano em prática”, diz a extensionista rural Ana Paula Schlichting, que atualmente trabalha na Gerência Regional da Epagri em Lages, mas à época atuava no Escritório Municipal de Capão Alto.

Filha curada, sonho realizado e família feliz

Com a orientação técnica da Epagri, a família começou a construir o empreendimento com as próprias mãos. Em cada prego martelado, em cada pá de brita, em cada pincel de tinta, lá estavam as mãos de pai, mãe e filhos.
Até que, não demorou muito, e o Recanto da Família e o Celeiro da Serra estavam abertos ao público, com espaços para eventos e hospedagens a apenas 14 quilômetros de Lages, em uma das regiões mais emblemáticas do turismo rural catarinense.
“A gente veio com coragem e foi atrás de parceiros, dos cursos e recursos por meio da Epagri. Graças a Deus, com força de vontade, dedicação e parcerias, hoje estamos realizando nossos sonhos”, comenta Everson.
“Nossa filha está saudável e nós estamos em um lugar que nós mesmos construímos, com as nossas próprias mãos. Hoje podemos respirar fundo e dizer que somos capazes e podemos inspirar outras pessoas”, celebra Gislaine.

Epagri cumpre a missão de apoiar famílias do meio rural

“Eu estou na Epagri há oito anos, mas acabei de chegar ao município de Capão Alto, e é muito motivador e inspirador ver a família prosperando com todo o esforço que fez para conquistar este empreendimento”, comemora o extensionista rural Rodrigo Woitechen, que algumas semanas foi transferido de São José do Cerrito para Capão Alto.
“Este é o papel da Epagri: ajudar as famílias do meio rural a encontrarem um propósito, um caminho, uma alternativa para melhorar a qualidade de vida, trazendo geração de renda, fomentando a área social, desenvolvendo o meio ambiente e promovendo a sustentabilidade”, conclui o extensionista rural Valmor Lopes Ramos, do Escritório Municipal de Capão Alto.

Pablo Gomes, jornalista da Epagri

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!