Abertura oficial do XIX Congresso ocorreu no CentroSerra, na tarde desta segunda-feira (21 de julho), e contou com palestras focadas na Primeira Infância e Identidade Escolar. As atividades prosseguem nesta terça-feira, dia 22, com a realização de 16 seminários temáticos e 85 oficinas pedagógicas
A Secretaria Municipal da Educação iniciou, nesta segunda-feira (21 de julho), o XIX Congresso de Educação do Município de Lages. A abertura oficial foi realizada no CentroSerra Convention Center e contou com palestras voltadas a Primeira Infância e Identidade Escolar, e lançamento do Projeto Revista de Boas Práticas Pedagógicas do Sistema Municipal de Educação de Lages. Entre as pessoas presentes estavam representantes do governo estadual, deputados, secretários e representantes da área da educação de municípios da Serra Catarinense.
O Congresso tem como tema “Educação que cria raízes: Fortalecendo a identidade e o pertencimento”. Esta é a primeira edição completamente presencial do evento desde o ano de 2019 e movimenta mais de três mil participantes, entre profissionais da Educação do Sistema Municipal da Educação de Lages e das redes estadual e privada, estudantes de graduação e público em geral.
Os destaques do primeiro dia foi a palestra intitulada “Interações Responsivas: Necessidade Básica na Primeira Infância”, ministrada pela psicóloga e PH.d. em Psicologia do Desenvolvimento, Alessandra Schneider. Já o casal formado pela jornalista e especialista em Neurociências, Laine Valgas, e o mestre e doutor em Ciências do Movimento Humano, Affonso Kulevicz, comandou a palestra “A Escola como Território de Identidade: Juntos somos mais!”.
A prefeita Carmen Zanotto atribuiu uma ação conjunta dos municípios da região na área da educação como motor para o desenvolvimento regional e valorizou as ações desenvolvidas na área da educação nos seis primeiros meses do governo. “Que o próximo Congresso, o XX, tenha a coluna mestra da unidade dos 18 municípios da Serra Catarinense. É a educação que vai transformar as nossas cidades, que vai fazer com que possamos deixar para trás os baixos índices de desenvolvimento. As nossas ações foram mais intensas na área da educação do que outras, porque a educação transforma o hoje”, enfatiza a prefeita Carmen
De acordo com o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, este é o maior Congresso de Educação da história de Lages. “Estamos saindo de cinco ano de Congresso ocorrendo de maneira online e retornando para o formato presencial. São mais de três mil professores reunidos no CentroSerra para pensar e refletir sobre a educação. Amanhã teremos mais de 80 oficinas e seminários de maneira síncrona, em diversos pontos da cidade. É o maior Congresso da história de Lages em termos de inscritos e estrutura”, realça o secretário Cristian.
O evento prossegue nesta terça-feira (22 de julho), com a realização de 16 seminários temáticos, no período matutino, e 85 oficinas pedagógicas, no período vespertino. As atividades do segundo dia irão ocorrer em vários pontos da cidade. Ao fim do evento, todos os participantes receberão certificação de 20 horas.