Notícia no Ato

Gestão do aeroporto de Correia Pinto será concedida para iniciativa privada em 2025

Mais um aeroporto de Santa Catarina deve ser passado para a iniciativa privada. Dessa vez, é o aeroporto de Correia Pinto. Segundo a Secretaria de Portos, Aeroporto e Ferrovias do Estado, o local foi incluído no programa nacional de privatizações a partir do “Programa AmpliAR”, do Ministério de Portos e Aeroportos.

O projeto do Governo Federal prevê a transferência da gestão de aeroportos regionais para concessionárias que já operam em grandes aeroportos do país. O objetivo, segundo o governo, é modernizar e otimizar a infraestrutura aeroportuária e impulsionar integração à malha aérea nacional.

Agora, a expectativa é que a mudança no Aeroporto da Serra Catarinense, localizado em Correia Pinto, ocorra no segundo semestre de 2025.

“O programa será realizado em etapas e nesta primeira fase estão incluídos os aeroportos da Amazônia Legal e Nordeste. As outras regiões do país serão contempladas na sequência. Mas a concessão de Correia Pinto para a iniciativa privada neste futuro leilão deverá gerar investimentos significativos no aeroporto”, disse o diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Rafael Pereira Scherre.

Ainda não há concessionária definida para aeroporto de Correia Pinto

Com a previsão de transferir a gestão para a iniciativa privada no segundo semestre do ano que vem, o aeroporto de Correia Pinto ainda não tem uma concessionária definida. No entanto, há indicativo de empresas que já atuam no país, ressalta Rafael Pereira Scherre.“Não sabemos a qual concessionária o Aeroporto de Correia Pinto estará vinculado, mas este modelo aproveita o sucesso das concessões federais para aportar investimentos e gestão nos aeroportos regionais, que não teriam força para serem concedidos isoladamente”

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!