Notícia no Ato

Uma das mais complexas do estado, Operação Inverno começa no fim de semana

O lançamento oficial da Operação Inverno ocorre no dia 25 de maio.

Esta será a segunda edição da Operação Inverno, realizada pela Polícia Militar em seis municípios da Serra Catarinense. As atividades nesta estratégia de segurança ocorrem do dia 19 de maio, data da abertura do Recanto do Pinhão, até 31 de agosto, quando o Serra Catarina Festival de Inverno chega ao fim. Depois da Operação Veraneio, esta é a mais complexa de Santa Catarina pela mobilização de policiais e número de atividades coordenadas.

Em Lages, São Joaquim, Uribici, Urupema, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro a presença policial é mais constante nesse período de mais de 100 dias, especialmente em eventos, estabelecimentos e pontos turísticos. O efetivo do 6º Batalhão de Polícia Militar recebe reforço de policiais de diversas cidades do estado.

Com o apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático, Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), policiamento com cães, cavalaria e o helicóptero Águia 4, as guarnições locais atuam na orientação aos turistas e empreendimentos, ações de segurança preventivas de patrulhamento e barreiras policiais.A ideia é garantir uma maior sensação de segurança a quem visita nossa região e, de fato, possibilitar que nossa sociedade esteja mais segura, especialmente nesse período em que a Serra recebe muita gente por conta do inverno e atraídas pelos eventos, sejam eles programados ou os naturais como a geada e neve”, explica o comandante do 6ºBPM, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos.

 Operação em três fases

No Recanto do Pinhão haverá reforço com mais 10 policiais e o policiamento ocorrerá de forma intensa no Centro e no bairro Coral, pelo aumento do fluxo de pessoas e veículos naquela região. Na segunda fase, mais de 100 policiais serão deslocados de outros municípios para atuar na preservação da ordem pública durante a Festa Nacional do Pinhão. Nos dias de maior movimentação no evento, o policiamento também terá um incremento no efetivo. “A gestão do trânsito será uma competência da Diretoria de Trânsito”, destaca o comandante.A terceira etapa terá os esforços voltados a atender os municípios com maior demanda turística. Está prevista uma capacitação para que os policiais também possam atuar como agentes de turismo.“No ano passado, a Operação Inverno foi um desafio para nós por ser algo inovador, mas graças à qualidade do trabalho dos policiais envolvidos os resultados foram muito positivos. Para esta edição, pretendemos ser ainda melhores porque compreendemos a importância que o turismo tem para o desenvolvimento da nossa região”.

 Catarinas Comunicação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário