Notícia no Ato

Homem é preso em SC por arrastar cachorro por 1 km amarrado a caminhão

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (15), um homem de 34 anos acusado de maus-tratos a um cachorro, em Blumenau. A ação foi realizada pela Delegacia de Proteção Animal, após investigação conduzida pelo Departamento de Investigações Criminais.

O caso teve início no dia 29 de novembro, quando uma motorista flagrou o animal sendo arrastado pela carroceria de um caminhão-guincho na Rua Bahia. Imagens de câmeras de videomonitoramento confirmaram que o cachorro percorreu cerca de um quilômetro, mesmo após alertas de testemunhas ao condutor, que deixou o local.

Durante diligência na residência do suspeito, o animal foi encontrado com ferimentos graves, como feridas abertas, unhas arrancadas e partes musculares expostas. A médica veterinária da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), responsável pela avaliação, confirmou que o cachorro estava em situação de maus-tratos e sofrimento desnecessário, necessitando de atendimento profissional imediato.

O animal foi resgatado, encaminhado ao Cepread para tratamento e está disponível para adoção consciente. O tutor admitiu que não procurou atendimento veterinário nos 16 dias após o ocorrido, aplicando apenas óleo de girassol como forma de tratamento.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (artigo 32, §1º-A), maus-tratos a cães podem resultar em pena de dois a cinco anos de reclusão. A Delegacia de Proteção Animal reforça a importância da participação da comunidade no combate a esse tipo de crime e lembra que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!