Notícia no Ato

Prefeitura recebe 19 novos equipamentos agrícolas

Os implementos, adquiridos com recursos originários de emenda parlamentar, serão destinados às comunidades rurais de Lages

Na manhã desta segunda-feira (15 de dezembro), em área anexa à Rodoviária Municipal, na avenida Dom Pedro II, a prefeita Carmen Zanotto e o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza, formalizaram, em ato oficial, o recebimento de 19 equipamentos agrícolas, os quais foram repassados para a Prefeitura de Lages por intermédio de emenda parlamentar.

O ato oficial foi prestigiado por produtores e empresários rurais, lideranças do setor agropecuário e agentes públicos, dentre os quais o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Batalha e o gerente regional da Epagri, José Márcio Lehmann.

Esses 19 implementos, e mais outros três já recebidos em julho deste ano, foram adquiridos com recursos originários de emenda parlamentar, no valor de R$ 1,9 milhão, de autoria da prefeita Carmen Zanotto, enquanto Deputada Federal. No mês de julho, a Prefeitura já havia recebido um caminhão-caçamba, uma retroescavadeira hidráulica e um trator agrícola.

O conjunto de equipamentos, dentre os quais carretas agrícolas, perfurador de solo, grade aradora, colhedor de milho e pulverizadores serão destinados às 14 comunidades rurais existentes no município. “Temos um grande desafio. Precisamos formalizar a criação das 14 Associações de Desenvolvimento Rural, para as quais a Prefeitura poderá legalmente fazer a transferência dos equipamentos, através de termo de cessão de uso”, diz a prefeita Carmen Zanotto, durante o ato oficial de entrega nesta manhã.

Enquanto cada nova Associação não estiver habilitada, com CNPJ e estatuto próprios, a utilização dos implementos e máquinas agrícolas será administrada diretamente pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. “Com a criação das novas Associações, o uso dos implementos e maquinários agrícolas será dinamizado, ficando sob a responsabilidade direta e individualizada de cada ADR”, explica a prefeita.

Melhorias na infraestrutura viária

A prefeita Carmen Zanotto destacou ainda os resultados obtidos, neste primeiro ano de administração, no setor rural de Lages: em torno de 1.000 quilômetros de melhorias gerais na malha viária do interior do município, a qual totaliza 2.049 quilômetros de extensão. Além da reconstrução de 22 pontes de madeira e 18 outras pontes em estrutura de concreto projetadas. “A partir de 2026, serão iniciadas as construções das pontes de concreto, as quais são necessárias no contexto da evolução e do desenvolvimento rural do nosso município”, aponta Carmen.

“A prefeita Carmen Zanotto, logo depois de ser eleita, já havia determinado que fosse feita uma lista de implementos agrícolas necessários e agora estamos aqui recebendo esse conjunto de máquinas para ser utilizado nas atividades agropecuárias das comunidades rurais. E em 2026 virão novas máquinas agrícolas para Lages”, diz o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!