Notícia no Ato

Animal silvestre é encontrado dentro de residência em Lages

Na terça-feira, 23, a Policía Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio das unidades do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), e do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou uma operação que culminou na prisão de um homem por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro. A ação ocorreu no bairro Santa Catarina, em Lages, durante patrulhamento de rotina.

Durante a fiscalização, os policiais encontraram um cervo da espécie Ozotoceros bezoarticus (Veado Campeiro), um animal silvestre protegido, que estava em um dos quartos da residência. Em continuidade à operação, foram apreendidas duas espingardas artesanais, além de uma caixa contendo uma grande quantidade de munições de calibres restritos. Também foram encontrados acessórios e peças de armamento, como partes de espingardas, cintos e utensílios usados para recarga de munições, pólvora e chumbo.

As armas apreendidas, de fabricação artesanal, configuram o crime de posse ilegal de armamento de calibres restritos. O envolvido foi informado de seus direitos constitucionais e, em seguida, encaminhado à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis, em que responderá pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e por manter um animal silvestre em cativeiro.

O cervo, visivelmente agitado e amedrontado, foi transferido para o hospital veterinário no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc), onde recebeu cuidados veterinários especializados, com a finalidade de garantir seu bem-estar e recuperação.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!