A Polícia Civil de São Joaquim, por meio da Delegacia de Investigações Criminais, com o apoio de policiais da Delegacia de Polícia da Comarca, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de São Joaquim/SC, e da Delegacia de Polícia de Bom Jardim da Serra, efetuou a prisão de três homens suspeitos de envolvimento na morte de Lucas Macedo, nesta segunda-feira(01).
Dois deles foram detidos pelo latrocínio e ocultação de cadáver, enquanto o terceiro é acusado de posse ilegal de arma de fogo, por ter escondido a arma utilizada no crime. Todos estão presos no Presídio Masculino de Lages, à disposição da Justiça.
Dos fatos
No dia 31/08/2025, a Polícia Civil recebeu informações sobre o desaparecimento de Lucas Macedo. As diligências preliminares apontaram que a vítima havia saído da boate “Bar do Polenta”, na madrugada do sábado (30/08/2025), e dado carona a dois indivíduos desconhecidos.
Ainda no dia 31, uma pessoa compareceu à delegacia e informou que sabia que Lucas havia sido morto, apontando os dois homens que haviam saído de carona com a vítima como autores do crime. Segundo a denúncia, o corpo teria sido ocultado na localidade de Pericó, interior de São Joaquim.
Diante dessas informações, as ações policiais foram intensificadas. Na manhã do dia 01/09/2025, um dos suspeitos foi localizado homiziado em Bom Jardim da Serra e preso. No mesmo contexto, o corpo de Lucas Macedo foi encontrado no leito do Rio Lava-Tudo, em Pericó, com apoio da Polícia Científica.
O segundo suspeito foi apresentado na delegacia por familiares. Ambos confessaram a autoria do latrocínio e da ocultação de cadáver, e ainda indicaram o paradeiro do veículo roubado da vítima e o local onde a arma utilizada no crime havia sido escondida, levando à prisão em flagrante do terceiro indivíduo pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
Após quase 48 horas de trabalho intenso, a Polícia Civil conseguiu esclarecer o crime, que causou grande comoção em São Joaquim/SC.