Notícia no Ato

Bebês recebem antídoto para veneno de cobra no lugar de vacina de hepatite

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas, em Santa Catarina, aplicou antídoto para veneno de cobra em recém-nascidos no lugar da vacina contra hepatite B. Os casos ocorreram entre 9 e 11 de julho. Em nota nesta terça-feira (15), o hospital informou que os recém-nascidos não sofreram nenhuma reação adversa e não precisaram ser internados. Eles permanecem estáveis e sob acompanhamento médico.

A entidade de saúde explicou ainda que a dose administrada foi de 0,5ml, sem risco de reações graves ou moderadas. A dose é bem abaixo do recomendado caso os recém-nascidos tivessem sofrido uma picada de cobra, que é entre 30ml até 120ml de acordo com os sintomas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Canoinhas, as famílias foram avisadas e os recém-nascidos serão acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica. O objetivo é garantir total segurança e oferecer suporte técnico às famílias envolvidas.

A prefeita Juliana Maciel (PL) determinou nesta terça-feira (15) a contratação de uma auditoria externa para apurar a conduta e os serviços prestados pelo hospital. A instituição de saúde é filantrópica, porém recebe recursos públicos.

A pasta ressaltou ainda que o erro foi cometido dentro da maternidade do hospital, que não pertence ao município.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!