Notícia no Ato

Polícia Civil alerta sobre golpe do falso advogado

Criminosos se passam por advogados e exigem pagamento antecipado para liberar supostos valores de processos.

A Polícia Civil emitiu um alerta à população sobre o golpe do falso advogado, que tem feito cada vez mais vítimas. Nesta fraude, criminosos se passam por advogados ou escritórios de advocacia, entrando em contato com pessoas por meio de redes sociais, especialmente pelo WhatsApp, e afirmando que elas têm valores a receber de um processo judicial supostamente ganho.

Durante a conversa, os golpistas informam que para liberar o valor do processo, a vítima precisa realizar um pagamento prévio, geralmente justificando que o valor seria para cobrir “custas advocatícias” ou “documentação”. Muitas pessoas, acreditando na promessa de receber uma quantia, acabam enviando valores via Pix diretamente para os criminosos.

A Polícia Civil orienta que, em situações como essas, não se deve realizar transferências de dinheiro antes de verificar a autenticidade das informações. Uma recomendação importante é sempre entrar em contato com o advogado por um número de telefone alternativo ou, se possível, pessoalmente no escritório. Essa precaução é necessária, pois em muitos casos, os criminosos conseguem clonar o perfil do WhatsApp ou outra rede social do advogado que realmente atende a vítima, utilizando esses dados para reforçar a credibilidade da abordagem.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!