Notícia no Ato

Como iniciaram as investigações da Operação Mensageiro

A Operação Mensageiro é um desdobramento da Et Pater Filium, investigação iniciada em 2020. Nesta ação, outros três prefeitos de cidades catarinenses já haviam sido detidos. São eles: o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini (MDB), já alvo de condenações que somam mais de 100 anos, e os ex-prefeitos de Canoinhas, Beto Passos (PSD), e de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (sem partido). O processo apurava supostas fraudes em licitações de obras de engenharia.

As irregularidades investigadas agora na Operação Mensageiro teriam sido descobertas depois que Alberti teria revelado em delação premiada da investigação anterior um esquema de propina envolvendo a prestação de serviço de coleta de lixo e esgoto em SC. Decisão recente também aponta que, no fim de 2022, o  prefeito Beto Passos também teria aderido a um acordo de colaboração para denunciar irregularidades.

As investigações são comandadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac), ambos do MPSC.

As fases da operação

  • A primeira fase da Operação Mensageiro ocorreu em 6 de dezembro de 2022. Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva, incluindo quatro prefeitos, e 108 mandados de busca e apreensão. Um dos prefeitos foi detido quando voltava de uma viagem internacional, em Brasília (DF). Ainda foram apreendidos R$ 1,3 milhão em espécie e foi determinado o bloqueio de mais R$ 280 milhões dos investigados.
  • A segunda etapa ocorreu em 2 de fevereiro de 2023. Nesta data, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão. Entre os presos, estavam os prefeitos de Lages, Antônio Ceron (PSD).
  • A terceira etapa ocorreu menos de duas semanas depois, em 14 de fevereiro. Foram cumpridos neste dia oito mandados de busca e apreensão e dois de prisões preventivas — o prefeito e o vice de Tubarão.
  • Prefeitos presosAntônio Rodrigues (PP), de Balneário Barra do Sul
    Deyvisonn Souza (MDB), de Pescaria Brava
    Luiz Henrique Saliba (PP), de Papanduva
    Marlon Neuber (PL), de Itapoá
    Antônio Ceron (PSD), de Lages
    Vicente Corrêa Costa (PL), de Capivari de Baixo
    Joares Ponticelli (PP), de TubarãoNúmeros da operação121 mandados de busca e apreensão
    22 mandados de prisão preventiva
  • Fonte: Jean Laurindojean.laurindo@nsc.com.br
Achou essa matéria interessante? Compartilhe!