Notícia no Ato

Semana da Conciliação em Lages oportuniza cobrança de dívidas por meio do diálogo

No Juizado Especial Cível da comarca de Lages estão pautadas audiências para tratar de 122 processos na XVI Semana Nacional da Conciliação, que se estende até a próxima sexta-feira (12/11). Em todas elas, o objetivo é a regularização do crédito, com a cobrança de dívidas em que os clientes do comércio local não conseguiram quitar.

As possibilidades de pagamento são ajustadas na base do diálogo, entre o devedor e a parte que representa o empreendimento. Nesta mobilização participam dois estabelecimentos comerciais que estão inseridos no projeto-piloto de Juizado Empresarial e que fazem parte de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages. Somente nos últimos dois dias, já foram homologados acordos que envolveram mais de R$ 60 mil em valores negociados.

As audiências são todas virtuais, realizadas por uma equipe capacitada. A conversa é mediada por conciliadores da Justiça, mas quem decide quanto e de que forma pagar os valores pendentes são os próprios envolvidos. Já no primeiro dia do evento, o escritório do advogado Marcio Oliveira da Silva obteve resultado exitoso em 70% dos acordos.

Ele destaca como ponto positivo a disponibilidade das pessoas em resolver o conflito antes mesmo da audiência. “Além das partes, os próprios conciliadores e a equipe toda envidam esforços para dar celeridade ao processo. Não há dúvida alguma que todos ganham, pois, iniciativas como estas corroboram para a efetividade da solução de conflitos por meio da conciliação, educação e boa vontade”, atesta o advogado.

Coordenadora do evento na comarca, Gisélle Freitas de Souza reforça que o trabalho do JEC é focado na pacificação social, em tratamento dedicado também aos casos trazidos para a Semana da Conciliação. “Estamos apenas iniciando a semana e os resultados apresentados até o momento são ótimos. As empresas envolvidas estão muito acessíveis e dando a oportunidade de negociação com parcelamento da dívida conforme as condições de cada um, além de ganharem fôlego com o crédito obtido neste fim de ano, após a crise gerada pela Pandemia”, retrata.

Mesmo com a pauta fechada, quem tiver interesse em fazer acordo pode buscar o Juizado Especial Cível durante esta Semana da Conciliação ou em qualquer época do ano. A unidade fica no segundo piso do Fórum Nereu Ramos e os telefones de contato são 49- 3289-3560 ou por whatsapp 49-98817-5605 – e-mail: lages.juizadocível@tjsc.jus.br.

Neste ano, a campanha criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu o slogan: “Conciliação: mais tempo para você”. Em Santa Catarina acontece nas 111 comarcas e no Tribunal de Justiça, em Florianópolis.
Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!