No livro, o fotógrafo Beto Castro desvenda aspectos da Serra Catarinense, uma região de belezas naturais que impressiona pelas suas peculiaridades. As obras recebidas serão distribuídas nas unidades municipais de ensino
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, recebeu 55 exemplares do livro “Serranias”, produzido pelo fotógrafo Beto Castro. As obras recebidas serão distribuídas nas unidades escolares do Sistema Público Municipal de Educação.
O fotolivro reúne fotografias com abordagem na cultura, na paisagem e nos aspectos sociais da Serra Catarinense. Foi realizado pela produtora “Fazer Gestão Cultural, de Lages, por meio do Programa nacional de Apoio à Cultura – PRONAC/Lei Rouanet, com patrocínio cultural das empresas locais.
O projeto viabilizou a publicação tem distribuição gratuita em escolas públicas, bibliotecas, centros culturais e entidades turísticas da região. O livro de fotografias também está disponível em formato digital no website do fotógrafo, www.betocastro.com.br, e conta com download gratuito e com ações de acessibilidade, como áudio de descrição das imagens.
No livro, o olhar de Beto Castro desvenda aspectos da Serra Catarinense, uma região de belezas naturais que impressiona pelas suas peculiaridades: campos nativos ondulados cobertos pela grama verde, onde ocorrem remanescentes de florestas de araucária e rios caudalosos de águas límpidas.
Carregadas de arte e de simbolismo, as fotografias coloridas e em preto e branco criam recortes e nuances que proporcionam uma viagem imaginária no tempo, registram e valorizam o modo de vida das pessoas, a paisagem natural e a arquitetura da região. As obras recebidas contribuirão para ampliar o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino.
A entrega da publicação foi realizada por Públio Sartori, representante do Fazer Gestão Cultural, que foi acolhido na Secretaria Municipal da Educação pelas professoras Andressa Alano Alves (diretora de Ensino da Educação Básica), Lúcia Helena Matteucci (coordenadora do Ensino Fundamental) e Marenilce Rodrigues Cardoso (coordenadora da Educação Infantil), representando a secretária da Educação, professora Ivana Elena Michaltchuk.
Texto e foto: Adecir Morais