Notícia no Ato

Campanha do Bem incentiva população a doar parte do imposto de renda a fundos especiais para crianças, adolescentes e pessoas idosas

Com apoio da comunidade na destinação do imposto de renda, as Organizações da Sociedade Civil podem garantir a capacidade de desenvolver projetos sociais que promovam a inclusão, autonomia e bem-estar das pessoas

Quem passou pelo Calçadão da Praça João Costa nesta sexta-feira (26) pôde acompanhar uma série de atividades e apresentações artísticas e culturais. Trata-se da Campanha do Bem, uma mobilização promovida pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Núcleo de Contadores (Nucont) da Associação Empresarial de Lages (Acil) e demais apoiadores.

A Campanha do Bem é uma ação cujo objetivo é a captação de recursos aos Fundos Especiais – Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), vinculado ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e ao Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI), ligado ao Conselho Municipal do Idoso (Comid). As contribuições se dão pela Declaração do Imposto de Renda (I.R.), e qualquer pessoa pode participar. “Cada centavo investido nos projetos é uma oportunidade de ajudar, com uma pequena parcela do seu imposto de renda, mas que fará uma grande diferença na vida das pessoas”, comenta o vice-prefeito, Juliano Polese.

A movimentação da Campanha tem o intuito de sensibilizar e dar visibilidade e transparência à sociedade sobre a utilização dos recursos dos fundos municipais, pelas ações desenvolvidas por parte das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e também tem a finalidade de ampliar os recursos financeiros para poder beneficiar mais projetos sociais que possam garantir o cuidado e a proteção de crianças, adolescentes e pessoas idosas do município. “É um prazer divulgar nosso trabalho à sociedade, prestando apoio a essas instituições para que, de forma organizada, consigam prestar um excelente atendimento à população e garantir o direito das pessoas”, salienta a secretária da Assistência Social, Cláudia Bassin.

A ação contou com apresentações artísticas das Organizações da Sociedade Civil que possuem projetos sociais financiados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e pelo Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).

Durante o dia, as Organizações ficaram na Praça para divulgar, ao público, os projetos sociais financiados pelos fundos especiais, com um espaço para orientação sobre a destinação aos fundos, pela Declaração do Imposto de Renda (I.R.), esclarecendo as dúvidas relacionadas às declarações de pessoa física. As pessoas também contaram com orientações a respeito da declaração do Microempreendedor Individual (MEI), com equipes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Destine seu Imposto de Renda para os fundos municipais e contribua com projetos sociais

Ao destinar seu Imposto de Renda (I.R.) para os fundos municipais da Infância e Adolescência e da Pessoa Idosa, o cidadão contribui à construção de um mundo mais justo, solidário e igualitário, em que cada pessoa, independentemente de sua idade ou condição, tenha a oportunidade de viver com dignidade e felicidade. “Com o aumento da expectativa de vida das pessoas, aumenta-se também a necessidade de termos projetos que promovam o bem-estar, saúde e qualidade de vida dos nossos idosos”, ressalva a presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comid), Ivandra Semioni Vieira de Quadra.

Com apoio da população na destinação do imposto de renda, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) podem garantir a capacidade de desenvolver projetos sociais que promovam a inclusão, a autonomia e o bem-estar das pessoas. “Juntos, todos podem transformar realidades e fazer do mundo um lugar mais acolhedor e humano. O poder da sua contribuição (mensagem voltada aos cidadãos) é imenso. As Organizações dedicadas à assistência de crianças, adolescentes e pessoas idosas desempenham um papel fundamental no cuidado e proteção”, finaliza a secretária da Assistência Social, Cláudia Bassin.

São participantes desta Campanha:

– Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com o Setor de Fundos Especiais e Projetos Socioassistenciais (FEPS)

– Associação Empresarial de Lages (Acil), pelo Núcleo de Contadores (Nucont)

– Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

– Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

– Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD)

– Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

– Conselho Municipal do Idoso (Comid)

– Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense (Sindicont) Serra

– Sebrae

– Senac

– Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

– Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips)

– Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas)

– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

– Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf)

– Conferência Vicentina de Lages – Asilo Vicentino

– Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla)

– Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG)

– Associação Beneficente Menino Deus – Lar Menino Deus

– Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP)

– Instituto Orion

– Cáritas Diocesana de Lages

– Associação Catarinense de Apoio Social e Educacional à Família (Acasef)

– Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam)

– Instituto Paternidade Responsável

Texto e fotos: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!