A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), lança o Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0, com assinatura oficial marcada para segunda-feira, 25 de março, na Associação Empresarial de Lages, às 18h30.
O projeto da PMSC visa identificar e monitorar os fatores ligados à violência letal e doméstica, articulados com o desenvolvimento sustentável, em municípios catarinenses. Utilizando indicadores estabelecidos a partir da econometria, o Protótipo Alpha busca aprimorar políticas públicas, tornando-as mais eficientes e adaptadas às necessidades locais.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destaca que o projeto será implementado e testado ao longo de 12 meses, inicialmente em cinco municípios da mesorregião serrana, com o objetivo de identificar as causas fundamentais da criminalidade e da violência.
A metodologia adotada baseia-se no Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da FACISC, visando fortalecer a capacidade de transformação dos municípios catarinenses. O presidente da FACISC, Elson Otto, enfatiza que a parceria trará benefícios significativos para a prevenção da violência e o presidente do IDEL, Carlos Eduardo de Liz, destaca a abrangência das ações, visando não apenas a segurança, mas também o crescimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida na região.
Por Catarinas Comunicação