Notícia no Ato

Legislativo presta homenagem aos oito anos do Colégio Militar


A Câmara de Vereadores de Lages realizou sessão solene na noite desta quarta-feira (20) em homenagem ao Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. A solenidade atendeu ao Projeto de Decreto Legislativo nº 0008/2024, de iniciativa da vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), aprovado no parlamento da Casa Legislativa por todos os parlamentares.

Durante o ato solene foram homenageados os oficiais e ex-diretores do Colégio Policial Militar: coronel Alexandre Balduíno; coronel Alfredo Nogueira; tenente-coronel Edgar Ramon Noceti e o atual, major Rodrigo Stadtlober Pedroso.
Katsumi destacou a parceria entre a Câmara e o educandário. “Ao longo do tempo, este Poder e o Colégio Militar desenvolveram diversas ações em conjunto que refletem no dia a dia daqueles que estão em formação, que são os jovens. Programas como o de Vereadores e de Bombeiros Mirins sempre tiveram uma parceria entre nós, assim como tantas outras”, disse a proponente da homenagem.

O major Rodrigo Stadtlober fez menção à responsabilidade de preparar os jovens para a vida. “Nós temos que focar na prioridade, que são os nossos alunos. Devemos nos preocupar com o ensino e o aprendizado deles, é isto que a instituição Policia Militar de Santa Catarina proporciona. A disciplina, o comprometimento será cobrado na vida de cada um sempre, seja nos bancos escolares, no mercado de trabalho, a vida em sociedade é assim”, ressaltou o militar.

Histórico do Colégio Policial Militar “ Feliciano Nunes Pires”
 Com sede junto ao Centro de Ensino da Policia Militar, no bairro Trindade, em Florianópolis, o Colégio foi criado em 15 de março de 1984, por iniciativa do então comandante-geral da Policia Militar, coronel PM Sidney Carlos Pacheco, através das portarias n° 0086/84 e n° 0103/84 que autorizaram, respectivamente, o funcionamento do ensino fundamental e médio.

   Naquela época, ingressavam apenas alunos do sexo masculino, que estudavam em período integral, voltados a uma expectativa de seguir carreira militar. Formavam o corpo discente 93 alunos, distribuídos em duas turmas de 5ª série e uma turma de 1ª série do ensino médio. No dia 15 de dezembro de 1986, o Colégio formava sua primeira turma no Ensino Médio, com 17 alunos, dos quais 14 ingressaram como profissionais da Polícia Militar de Santa Catarina.

   Em 1988, a instituição passou a se denominar Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”, através do decreto n° 2.000, em homenagem ao presidente da província de Santa Catarina em 1835 e fundador da Polícia Militar. No ano de 1991 foram abertas inscrições também para mulheres, formando, a partir de então, um corpo discente misto. Em 15 de fevereiro de 2016, autorizado pela Portaria N° 1.139, do Comandante Geral da Policia Militar, o colégio foi instalado em Lages, na Rua Independência, bairro Gethal, sendo a primeira unidade fora da capital do estado, com ingresso no 6° Ano do Ensino Fundamental, com crescimento anual até atingirmos a 3ª Série do Ensino Médio.

Atualmente, a unidade de Lages atende 410 estudantes, do 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio, com rotina escolar no período matutino e vespertino. O Sistema de Ensino Militar de Santa Catarina (SEM-SC), compreende a educação infantil, o ensino de nível fundamental, médio e superior, oferecido através da Rede de Ensino Policial Militar Feliciano Nunes Pires, situado no bairro Morro do Posto.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!