Na regional do Sebrae Serra Catarinense, composta por 29 cidades, somente Lages foi comtemplada com o selo na categoria Ouro
A Sala do Empreendedor, setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Lages, recebeu nesta quinta-feira (21), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Selo Ouro de Referência em Atendimento.
Por meio de uma metodologia de avaliação baseada em rigorosos critérios qualitativos e quantitativos, foram geradas pontuações com o objetivo de classificar os participantes nas categorias Ouro, Prata e Bronze. Entre os pilares analisados pelo Sebrae para definir a pontuação estão: qualidade no atendimento, gestão, ambiente de negócios, realização de cursos e capacitações, presença digital, estrutura do local de atendimento e capilaridade. Metade da avaliação refere-se às ações e processos da própria Sala do Empreendedor e a outra metade é atribuída às avaliações dos chamados clientes ocultos. Esses clientes buscam atendimento nas Salas participantes e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.
Nesta edição, 68 municípios catarinenses participaram do edital de avaliação. Na regional Serra Catarinense do Sebrae, composta por 29 cidades, somente Lages foi contemplada com o selo na categoria Ouro. O município continuará no processo de avaliação para concorrer ao Selo Diamante, etapa que está em fase de avaliação pelo Sebrae Nacional.
O gerente regional do Sebrae, Altenir Agostini, parabenizou o trabalho realizado pela Sala do Empreendedor em Lages. “Serve de exemplo e inspiração para que todos os municípios que possuem Sala do Empreendedor alcancem esse patamar. Isso demonstra a contribuição para o desenvolvimento econômico local”, destacou.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Lages, Nilson Cruz enfatizou a satisfação e alegria da administração municipal em ter a Sala do Empreendedor reconhecida com o Selo Ouro de Atendimento. “É uma honraria que nos orgulha e motiva a continuar trabalhando em prol dos nossos empreendedores. Estamos muito felizes em trazer o Selo Ouro para cá”, explicou.
O vereador Alvaro Mondadori (Joinha), que esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lages ao longo dos últimos anos, também prestigiou a solenidade de entrega da premiação e agradeceu ao Sebrae pelo reconhecimento do trabalho e atendimento aos empreendedores locais. “A parceria com o Sebrae é fundamental para estimular o empreendedorismo, fomentar o desenvolvimento econômico local, orientar os empreendedores para a formalização e ampliar a competitividade e a inovação dos pequenos negócios”, comentou.
O que é a Sala do Empreendedor?
A Sala do Empreendedor é um setor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que disponibiliza informações e orientações sobre a abertura e formalização de empresas, principalmente dos Microempreendedores Individuais (MEI). O endereço é rua Manoel Thiago de Castro, 258, Centro, próximo à Igreja Santa Cruz.
Segundo dados extraídos do Painel de Empresas do Governo Federal, Lages contabiliza atualmente 20.712 empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo, e desse total, 13.709, ou seja, 66%, pertencem a categoria MEI.
Texto: Flávio Fernandes