Notícia no Ato

DROGAS? TÔ FORA: COMISSÃO ANTIDROGAS DA ALESC IMPACTA MAIS DE 15 MIL ALUNOS CATARINENSES

Num esforço conjunto contra as drogas, a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) vai além de levantar a bandeira; ela conquista corações e mentes nas escolas do estado. Sob o lema “Na guerra contra as drogas, a educação é a melhor arma”, a Comissão celebra os resultados extraordinários de sua recente campanha de conscientização, impactando de maneira positiva mais de 15 mil alunos em Santa Catarina. “Somente assim podemos construir um futuro mais saudável e livre dos males das drogas”, destaca o deputado Lucas Neves, presidente da Comissão e idealizador dessa iniciativa.

A Comissão do Legislativo reuniu especialistas para esclarecer a comunidade sobre os impactos prejudiciais das drogas, concentrando esforços na conscientização antidrogas para os jovens em idade escolar. Durante o segundo semestre de 2023, o projeto percorreu as regiões Serrana, Sul e Oeste, atingindo um total de 24 cidades com 125 palestras em 64 instituições educacionais.

“É um tema atual que sempre instiga o debate. Afinal, em um ciclo social, sempre tem alguém que conhece um usuário de drogas. Essa é a realidade hoje. E o combate é vital”, destaca a diretora da EEB Industrial, Joseane Oliveira.

As apresentações, conduzidas de maneira envolvente e lúdica, capturaram a atenção dos alunos, graças à expertise dos palestrantes, instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) por duas décadas.

“Cada adolescente tem seus sonhos, propósitos e projetos. O que pode tirar o foco de cada um deles é a droga”, avalia o subtenente Cláudio Wolff, instrutor pioneiro do Proerd.

O Proerd, implantado em 1998 pela Polícia Militar catarinense, completou 25 anos em 2023, impactando positivamente a vida de mais de um milhão de jovens e transformando a realidade da sociedade catarinense.

“A experiência de contribuir com a formação da sociedade do futuro é gratificante, principalmente nos gestos de receptividade, respeito e carinho dos jovens catarinenses”, afirmou o subtenente Nilton Salmoria, instrutor pioneiro do Proerd.

Victor Juliano Bernhard de Souza, aluno de 13 anos do 8º ano, elogia a apresentação como esclarecedora. “Não consigo compreender como algumas pessoas entram nesse mundo das drogas”, refletiu.

Diante dos números alarmantes de atendimentos registrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2021, a Comissão Antidrogas da Alesc planeja retomar o circuito de apresentações nos municípios catarinenses em fevereiro de 2024. “Além das palestras, estão previstos seminários e audiências públicas para discutir o tema que se tornou um problema crônico social e de saúde pública”, revela o coordenador da Comissão, Gustavo Santos.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!