“A vitória é feita do material de nossos sonhos”, assim escreveu Licurgo Costa, ilustre jornalista, diplomata e escritor lageano que dá nome a medalha de honra ao mérito concedida pelo Poder Legislativo Lageano a 12 instituições e personalidades em solenidade realizada no Plenário Nereu Ramos em 11 de dezembro. Vencedores e sonhadores que são boas definições para os homenageados, mesmo entre as entidades – elas mesmas frutos de sonhos.
Pois Lages, representada pelos 16 parlamentares eleitos pelo povo, reconheceu a notória distinção e a trajetória bem sucedida de profissionais em 12 áreas de atuação no município, os quais são: Jatir Fernandes (Comunicação Social); Projeto Escolinha da Rosinha (Social); Dra. Mayra Juline Gonçalves (Científica/Tecnológica); Colégio Santa Rosa de Lima (Educacional); Éder Goulart (Cultural); Ma. Vivian Fatima de Oliveira (Saúde); Esporte Clube Internacional (Desportiva); Itamar Bastos – Supermercados Bastos (Empresarial); Igreja Renascer Lages (Religiosa); 2ª Cia do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental (Meio Ambiente); Pelotão de Patrulhamento Tático – PPT do 6º BPM (Segurança); e Ronny Albert Westphal – presidente do HNSP (Gestão Pública).
Ronny Albert Westphal discursou em nome dos homenageados com um belo texto aludindo às especificidades dos ofícios e das personalidades de seus colegas de classe da honraria legislativa de 2023 junto à lida no campo, o “ser serrano”, à memória de Licurgo e a importância da Câmara como um caminho para o povo e sua cidade. O desfecho remeteu ao vereador Bruno Hartmann, falecido há pouco menos de um mês:
“Que homem é o homem que não faz o mundo melhor? Escutem atentamente estas palavras de quem fez o mundo melhor: ‘não esperem muito para fazer as coisas que tem vontade. Tomar aquele vinho que está guardado; comprar aquilo que te deixa feliz por causa do preço. Coisas têm preço, vida, família e amigos têm valor. Faça aquela viagem que tanto tem vontade, abrace e diga o quanto ama os seus pais. Aproveite tudo o que possa, o máximo que puder. Faça planos e tente executar o quanto antes. A vida é um sopro – hoje estamos aqui, amanhã ninguém sabe. Nunca, nunca esqueça: Deus é bom o tempo todo e que ele abençoe a todos nós, sempre. Bruno Hartmann’”, finalizou o médico.
Conheça os homenageados com a medalha “Embaixador Licurgo Costa” em 2023:
Área da Comunicação Social: Jatir Fernandes
Coração e alma do Notícia no Ato, o lageano Jatir Fernandes trilhou (quase) todos os caminhos da comunicação. De 1992 para cá foi entregador de jornais, office-boy, operador de som, radialista, até se popularizar como o Repórter Marvadeza. Dono de jornal, a edição impressa circulou na região por dois anos até a pandemia acontecer. Na internet, o portal de conteúdo local e regional está há mais de 10 anos no ar e as mídias sociais somam quase 190 mil seguidores. Facebook e Instagram do Notícia no Ato.
Área Social: Projeto Escolinha da Rosinha
Desenvolvido desde 2010 pela educadora física Rosinha Santos, o projeto tem como foco a formação cidadã de crianças e adolescentes através do esporte. As aulas de futebol acontecem de segunda a sábado e atendem quase 100 jovens. Disputa competições nos estados da região Sul e São Paulo e de suas fileiras despontaram atletas para clubes como o Figueirense, Glória de Vacaria, Rio Branco-SP e União São João-SP. Páginas no Facebook e Instagram.
Área Científica/Tecnológica: Dra. Mayra Juline Gonçalves
Formada em Biologia pela Universidade Paranaense – Unipar, mestra e doutora em Produção Vegetal pelo CAV/Udesc e com pós-doutorado em Fitopatologia, Mayra Juline Gonçalves é fundadora e CEO da Plant Colab, startup de biotecnologia voltada para a pesquisa de doenças em plantas e no desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico em fazendas. Ativa no ecossistema de inovação, atua como mentora e orientadora em projetos de pesquisa, além de incentivar o empreendedorismo feminino e universitário. Comunicadora, ela é âncora do programa RC7 Agro. Perfil no Escavador e site da Plant Colab.
Área Educacional: Colégio Santa Rosa de Lima
Era agosto de 1901 quando as irmãs da Divina Providência, Geralda, Georgia e Benvenuta chegaram à Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens, atual Lages. De acordo com as necessidades da vila e sob o alicerce do Amor Providente cristão, elas auxiliaram na administração de áreas como a educação, saúde, pastoral social e catequética. 122 depois, o Colégio Santa Rosa representa a tradição aliada à modernidade na formação humana, cidadã, esportiva e científica da educação básica lageana. Site e Instagram da instituição.
Área Cultural: Éder Goulart
Como cantor e violonista, Éder Goulart gravou quatro álbuns e acumula diversas premiações no gênero musical nativista, inclusive melhor intérprete vocal no Rodeio Internacional de Vacaria e na Sapecada da Canção. Versátil, atua/atuou na produção cultural de mais de 100 projetos em eventos, shows, oficinas, obras literárias, produções fonográficas e de audiovisual – “Cantilenas”, por exemplo, é música regional para crianças. Comunicador na Rádio Clube de Lages, Éder apresenta os programas Roda de Chimarrão, Domingueiro, Hora da Corneta e a Ave-Maria. O “home da voz” no Hino de Lages tocado nas sessões da Câmara também é empresário do box Bem do Nosso Jeito, no Mercado Público. Conheça seu Spotify e Instagram.
Área da Saúde: Ma. Vivian Fatima de Oliveira
Graduada em Psicologia, com diversas especializações e mestra em Educação (todas pela Universidade do Planalto Catarinense), a lageana Vivian Fatima de Oliveira atua no ramo da Neuropsicologia e educação especial, principalmente na reabilitação, inclusão escolar e social de pessoas com autismo e outras deficiências. É sócia fundadora do Instituto Acalento, professora universitária e coordenadora do curso de Psicologia da Uniplac há sete anos. Foi presidente da Comissão Institucional de Acessibilidade, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Com Deficiência (Comped) de Lages e coordenou sete edições do Seminário de Inclusão. Escavador e Instagram dela.
Área Desportiva: Esporte Clube Internacional
Fundado em 13 de junho de 1949 por 12 jovens, o Inter de Lages é um dos mais tradicionais e longevos times de futebol de Santa Catarina. É o único em atividade a ter vencido todas as divisões do Campeonato Catarinense: campeão do estado em 1965, da Série B nos anos de 1990, 2000 e 2014 e da Série C em 2013. Vice-campeão da segunda divisão em 2023, o Leão Baio volta à elite do futebol estadual no próximo ano. Conheça mais da história e o site do Inter de Lages.
Área Empresarial: Itamar Bastos – Supermercados Bastos
Técnico em Administração, graduado em Processos Gerenciais e especialista em Gestão de Pessoas, o lageano Itamar Bastos começou a trabalhar desde pequeno junto de seu pai no mercado situado no Guarujá. Com a morte do seu Bastos, Itamar assumiu a administração majoritária em 2014 e promoveu ampliações e mudanças na estrutura do negócio. Com o aumento da demanda, abriu uma filial no bairro Vila Nova e projeta uma terceira unidade no São Luiz. Supermercado Bastos no Facebook e Instagram.
Área Religiosa: Igreja Renascer em Cristo
Instituída em São Paulo nos anos 1980, a Igreja traz no nome a sua missão: Renascer em Cristo. Em Lages, a história teve início em 2004 e, desde então, o trabalho de evangelização é diário e abrange frentes assistenciais nas comunidades mais pobres, além de reuniões semanais com empresários e profissionais liberais, adolescentes, jovens, mulheres, casais, entre outros. Possui canal de TV aberto no 41.1HD, além de Facebook e Instagram.
Área de Meio Ambiente: 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental
A atuação no Planalto Catarinense começou em 1998, na cidade de Painel, com a formação do 9º Pelotão de Polícia de Proteção Ambiental. A mudança para Lages aconteceu em 2006, quando também houve a troca para o nome atual da unidade. Além de ações destinadas à preservação do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida da população, o órgão realiza ações de policiamento ostensivo, combate, fiscalização e educação ambiental na Serra Catarinense. Inovou sendo o 1º quartel Carbono Zero do país e a possuir um museu de animais nativos taxidermizados. Saiba mais.
Área de Segurança: Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 6º Batalhão de Polícia Militar
Criado em 1997 pelo tenente Fabrício Berto da Silveira com a denominação de Grupo de Operações Especiais (GOE), o atualmente chamado Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) possui sede própria dentro do 6º BPM, conta com o efetivo de 16 policiais militares (15 praças e um oficial), todos formados no curso de “Táticas Policiais”. Utilizam quatro viaturas, armamentos de grosso calibre, equipamentos e materiais não convencionais para atendimentos de ocorrências de maior risco, distúrbio civil, escoltas, policiamento de grandes eventos e em apoio às demais equipes de radiopatrulhamento. Facebook do 6º BPM da PMSC e Instagram da 2ª Região da PMSC.
Área de Gestão Pública: Dr. Ronny Albert Westphal
Natural de Florianópolis, Ronny Albert Westphal é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou sua trajetória médica em Lages como plantonista dos hospitais Nossa Senhora dos Prazeres, Infantil Seara do Bem, Pronto Socorro Tito Bianchini e do Samu. Ingressou na equipe de anestesiologistas do HNSP em 2017 e no ano seguinte auxiliou na implementação do serviço de cirurgia cardíaca na Serra Catarinense. Assumiu como presidente do Hospital Filantrópico Nossa Senhora dos Prazeres em 2020, um mês antes do início da pandemia Covid-19. Desde então tem contribuído efetivamente para a abertura de novos leitos UTI e na manutenção e ampliação de serviços de alta complexidade, cardio, neuro e traumatologia. Acesse os perfis do Facebook e Instagram do HNSP.
Quem já recebeu a medalha Embaixador Licurgo Costa?
Criada pelo Projeto de Resolução 005/2002, a honraria faz jus à memória do embaixador, advogado, escritor e jornalista Licurgo Ramos da Costa, falecido em 12 de julho daquele ano. Desde então, três solenidades foram realizadas para outorga da medalha:
Homenageados de 2003: Atividade em Pesquisa em Medicina do CAV (Científica/Tecnológica); Névio Santana Fernandes (Comunicação Social); Paulo Ramos Derengoski (Cultural); Sandro Miguel Gonçalves (Desportiva); Dr. Geovani Broering (Educacional); Oswaldo Santos Parizotto (Empresarial); Dom Oneres Marchiori (Religiosa); Hospital Infantil Seara do Bem (Saúde); Irmã Elice Lúcia Mattana (Social); e Ricardo Sell Wagner (Diplomática).
Em 2005 as reverências foram para: Senai Lages (Científica/Tecnológica); Manoel Corrêa – Maneca (Comunicação Social); Danilo Thiago de Castro (Cultural); Andréia dos Santos – Maycon (Desportiva); Nara Maria Kuhn Göcks (Educacional); Luiz Letti Sobrinho (Empresarial); Monsenhor Andreas Wiggers (Religiosa); Hospital Tereza Ramos (Saúde); e Centro de Recuperação Nossa Senhora Aparecida – Crensa (Social).
Retomada no ano passado através da Resolução 003/2022, a honraria teve como agraciados: Núcleo de Desenvolvimento Digital – NDD (Científica/Tecnológica); Adilson Oliveira (Comunicação Social); Mário Arruda e equipe da Sapecada da Canção (Cultural); Associação Voleibol Feminino de Lages – Avofel (Desportiva); Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (Educacional); Maurílio Marin – Supermercados Alvorada (Empresarial); Eroni Delfes Rodrigues (Gestão Pública); Dr. Germano Güttler (Meio Ambiente); Dom Guilherme Werlang (Religiosa); Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (Saúde); 2º Comando Regional de Polícia Militar (Segurança); e Claudionei Peixer – Casa Amarela (Social).