Notícia no Ato

Concurso de declamação de poemas conta com mais de 100 finalistas do Sistema Público Municipal de Educação

A iniciativa do concurso incentiva e contribui com a produção de poemas autorais, promovendo a reflexão e a sensibilidade entre os estudantes

Com o objetivo de promover o contato com o gênero textual poema, incentivar a prática da leitura e escrita, ampliar o vocabulário, oportunizar a confiança na oralidade e auxiliar na autoestima, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou o concurso de Declamação de Poemas – O Som dos Versos. Esta é a terceira edição do concurso e a etapa final aconteceu na tarde desta sexta-feira (1°), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Secretaria da Educação, pelo qual amigos e familiares dos participantes acompanharam e torceram por cada um. A edição deste ano contou com mais de 100 finalistas, entre crianças e estudantes do Sistema Público Municipal de Educação de Lages.

A iniciativa do concurso incentiva e contribui com a produção de poemas autorais, promovendo a reflexão e a sensibilidade entre os estudantes. “Hoje é um dia de celebração à poesia, desde o momento de produção até a apreciação. Evidenciamos a poesia autoral, presente em três categorias deste concurso, como forma de incentivo à produção textual”, comenta o professor do Núcleo de Educação Permanente e um dos organizadores do concurso, Bruno Fortkamp.

No concurso havia uma equipe avaliadora que analisou critérios como interpretação; expressão corporal; entonação; integridade do texto, sem alterações entre versos e estrofes, e a dicção durante a declamação. Os jovens declamadores deram vida às palavras de poetas consagrados da literatura brasileira, como Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Fernando Pessoa.

Cada unidade escolar participante promoveu suas etapas classificatórias do concurso. As crianças e estudantes inscritos concorreram nas seguintes categorias: Pré-escolar (educação infantil); 1° ao 3° ano; 4° e 5° ano; 6° e 7° ano; 8° e 9° ano; ensino médio; 4° e 5° ano autoral; 6° e 9° ano autoral, e ensino médio autoral. Todas as categorias foram premiadas com medalhas e troféus para os primeiros, segundos e terceiros colocados. As empresas Cacau Show, Zanoello, La Fontaine Livraria, Havaianas Lages Centro e Sebo Marechal apoiaram o evento com premiações.

Os professores orientadores também foram homenageados com prêmios. “Agradecemos imensamente aos nossos professores que encorajaram as crianças a estudantes a se inscreverem. O protagonismo é deles, porque o nosso concurso está fundamentado muito mais na participação do que na competição”, declara a diretora de Ensino da Secretaria da Educação, Andressa Alano.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!