Secretaria da Saúde ofertará diversas ações à comunidade, incluindo conscientização, testagem rápida e prescrição de Profilaxias Pós-Exposição e de Pré-Exposição ao HIV (PEPs e PrEPs), garantindo que a prevenção seja acessível a todos
A Secretaria da Saúde de Lages inicia o mês de dezembro com mais um compromisso: A campanha Dezembro Vermelho. Esta iniciativa, instituída pela Lei Nacional nº: 13.504/2017, tem como objetivo primordial promover a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
O vírus e suas consequências: Conscientização é a chave
A Aids, causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), continua a ser uma das doenças mais sérias da atualidade. O HIV ataca o sistema imunológico, comprometendo os linfócitos T CD4+ e, consequentemente, a capacidade do organismo de se defender contra doenças. A campanha Dezembro Vermelho não apenas aborda a prevenção do HIV, mas também aprofunda o assunto sobre o acompanhamento, solidariedade e os aspectos econômicos e sociais dessa condição.
Crucial esclarecer que ter HIV não é o mesmo que ter Aids. Muitas pessoas soropositivas vivem anos sem desenvolver a doença. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas e de mãe para filho durante a gravidez e amamentação.
Cenário em Lages: Números que exigem ação
Em 2023, Lages registrou 77 novos casos de HIV entre janeiro e novembro, com 63% afetando homens e 36% mulheres, predominantemente na faixa etária de 20 a 39 anos. Dados do DataSus revelam que no ano anterior foram registradas 52 internações por HIV, e cinco óbitos, ressaltando a urgência de ações preventivas e educacionais.
A gerente da Vigilância Epidemiológica, Micheli Palma, destaca: “Nosso objetivo é levar informação acerca deste tema tão importante, principalmente aos mais jovens, sobre a relevância do uso de métodos de prevenção durante as relações sexuais, além de orientações para a população em geral.”
Prevenção combinada: Uma estratégia abrangente
A campanha enfatiza a importância da prevenção combinada, que envolve o uso simultâneo de diferentes abordagens para atender às necessidades específicas de diferentes grupos populacionais. Exemplos incluem a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), ambas contribuem para reduzir a probabilidade de infecção.
Ações Locais: Cuidando da comunidade
Ao longo de dezembro, a Secretaria da Saúde realizará diversas ações, incluindo conscientização e testagem rápida para o público em geral. A prescrição de Profilaxias Pós-Exposição e de Pré-Exposição ao HIV (PEPs e PrEPs) será oferecida, garantindo que a prevenção seja acessível a todos. Esses procedimentos serão conduzidos não apenas na sede da Secretaria, mas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Onde buscar atendimento: Compromisso com o cuidado
As Unidades de Saúde de Lages oferecem testes regulares preventivos, e o Centro de Tratamento e Acolhimento, localizado na Praça Leoberto Leal, nº: 20, conta com uma equipe multidisciplinar para atender aos pacientes com conforto e sigilo. “No Dezembro Vermelho, unamos esforços para conscientizar, prevenir e apoiar”, observa o secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza.
Texto: Thiago Junkes