Notícia no Ato

SEMINÁRIO SUGERE CRIAÇÃO DE FÓRUM EM DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Cerca de 80 pessoas, entre profissionais da rede municipal de assistência social, integrantes da Cáritas Diocesana de Lages e pessoas idosas participaram do “1º Seminário de Conscientização, Atenção e Prevenção da Violência Contra Pessoas Idosas do Município de Lages” ocorrido nesta quinta-feira, 23 de novembro, no Centro de Formação Católica. O evento foi realizado pela Cáritas  Diocesana com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso. O seminário foi uma devolutiva do Projeto Prevenção e Enfrentamento às Violências contra a Pessoa Idosa, desenvolvido pela Cáritas com recursos do Fundo Municipal do Idoso.

O grupo Matakiterani, fez uma apresentação cultural  de acolhida, com o Grilo e Testa “contando seus causos”, e na sequência, a equipe da Cáritas apresentou relatos e resultados da escuta e encaminhamentos do projeto “Prevenção e Enfrentamento às Violências Contra a Pessoa Idosa”.

Em apenas três meses e meio, a entidade realizou 46 rodas de conversa com pessoas idosas em 10 bairros da cidade de Lages, com os seguintes temas:  Sentimentos no Baú, Valorizando a Sabedoria da Pessoa Idosa,   Estatuto da Pessoa Idosa;  Tipos de Violências contra a pessoa idosa (foram dois encontros com este tema); o Papel do Cuidador;  Conheça os benefícios que a pessoa idosa pode acessar. Foram atingidas 259 pessoas idosas nessas discussões, que foram conduzidas por uma equipe formada por dois advogados, duas assistentes sociais e uma comunicadora.

As rodas ocorreram com pessoas idosas em situação de vulnerabilidade nos seguintes locais: Centro Dia do Idoso, no bairro Centenário, com dois grupos;  nos CRAS do Santa Mônica e do Bela Vista,  na Associação de Moradores do Bairro Araucária, nos Grupos do Programa Conviver dos bairros Várzea, Habitação, Petrópolis, Guarujá, Santa Helena.

A equipe apresentou falas e situações de pessoas idosas que sofrem algum tipo de violência,  os encaminhamentos feitos à rede municipal de assistência social e também  as orientações realizadas diretamente com eles.  Em seguida, pessoas idosas representantes dos núcleos onde ocorreram as rodas de conversa deram depoimentos sobre a experiência da participação nas rodas, que foi muito positiva, e emocionou várias pessoas presentes. Os profissionais da rede de atendimento também apresentaram suas impressões sobre o Projeto, que trabalhou temas complexos de forma bastante lúdicas .  Foi apresentado ainda o 3º episódio da série de podcasts “Conversando sobre os Direitos da Pessoa Idosa”, intitulado “Violências”.

No 2º bloco, foi realizada uma roda de conversa com a Secretária  Municipal de Assistência Social,  Claudia Bassin, o Promotor de Justiça da 14ª  Promotoria de Lages, Dr Fernando Wiggers, integrantes do Conselho Municipal do Idoso, integrantes do Conselho Municipal da Assistência Social e profissionais da assistência social. Na pauta, o fluxo de encaminhamento e  atendimento às pessoas idosas no município de Lages.

Uma das necessidades apontadas é a ampliação dessa discussão tão importante para a sociedade, e foi indicada a realização de um Seminário Regional para Discussão sobre os Direitos da Pessoa Idosa; também se apresentou a importância de se pensar estratégias de comunicação para colocar em pauta a problemática da violência contra a pessoa idosa,  e a conscientização da sociedade  sobre os direitos da pessoa idosa; e também a necessidade de  se promover convivência transgeracionais, que é a promoção de  discussões sobre o tema com outras gerações (crianças, adolescentes e adultos). Para dar encaminhamento à essas e outras ações, foi indicada a criação  do Fórum de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, integrado por representantes do poder público municipal  e sociedade civil. A princípio foi criado um Grupo de Trabalho, que deverá reunir-se ainda neste ano, para dar  continuidade às discussões e planejar a execução destas atividades. O seminário foi encerrado com uma belíssima apresentação de Dança dos Idosos do Grupo Conviver.

Texto e fotos: Adriana Palumbo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!