Notícia no Ato

Comunidade se mobiliza contra o fechamento de turma em escola estadual de Lages

A notícia do fechamento da turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual  de Educação Básica (E.E.B) Visconde de Cairu, em Lages, gerou muita polêmica. Estudantes, pais e professores estão se mobilizando contra a decisão. O motivo apontado pela Gerência Regional de Educação é que não há o número de alunos suficiente para manter a turma funcionando.

A informação do fechamento veio à tona após a nossa reportagem receber várias mensagens dos moradores preocupados com o fato. A comunidade foi pego de surpresa e, diante disso, está se mobilizando para protestar publicamente contra a decisão. Um protesto está marcado para esta segunda-feira, às 19h. Políticos também se posicionaram contra a medida.

De  acordo com informações, não será fornecida matrícula para alunos do 1º ano do ensino médio a partir do ano que vem. A ideia do governo, segundo informações, é manter na escola apenas os 2º  e 3º   ano,  até que os alunos que hoje estão no 1º ano sejam formados. Ou seja, daqui a dois anos, não haverá mais ensino médio na unidade.

“Infelizmente estão fazendo isso, esse é o “investimento” na educação. Também foi avisado que as turmas (do ensino fundamental) para serem abertas só se tiver 30 alunos. Pensa só uma turminha de 1o ano iniciais, crianças sendo alfabetizadas, uma sala lotada com 30 crianças?. É a maneira de “economizar”, quantos menos profissionais trabalhando, mais o governo economiza”, comentou um morador.

O que diz a Gerência Regional de Educação

O Notícia no Ato entrou em contato com o gerente Regional de Educação, professor Armando Duarte, para ouvir a posição dele em relação à decisão. Ele disse que a decisão em fechar a turma foi tomada pela Secretaria de Estado da Educação (SED) devido a baixa demanda de alunos. A unidade já havia solicitado mudança de matriz devido ao grande número de evasão. “Hoje, a escola possui apenas 62 estudantes no ensino médio, com turmas dos 1º e 3º anos  com menos de 15 estudantes”, justifica o professor Armando.

Ele acentua, por outro lado, que a escola aderiu ao ensino fundamental em tempo integral e, em 2024, começa a atender os anos iniciais do 1° ao 5° de forma integral e, a partir de 2025, aos anos finais de maneira gradativa. “Visando otimizar a oferta do ensino médio, e que o ensino fundamental em tempo integral precisa de espaço adequado, a SED, observando a baixa demanda da escola, optou pelo reordenamento da oferta do ensino médio para as escolas do entorno”, conclui.

A notícia do fechamento da turma do ensino médio na E.E.B Visconde de Cairu pegou toda a comunidade escolar de surpresa. Na região serrana, segundo informações, unidades estaduais de São Joaquim e Urubici também serão afetadas com o fechamento de turmas nesta etapa da educação básica.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!