A equipe Lages Xadrez Clube/FME levou 16 enxadristas para a competição nacional. Além do troféu de primeiro lugar, conquistou outras seis medalhas
O lageano Gustavo Warmling Kayser foi Campeão Brasileiro Escolar de Xadrez 2023, na categoria sub 18 pelo Lages Xadrez Clube/FME. A medalha de primeiro colocado foi conquistada com uma rodada de antecedência e com boa vantagem aos demais competidores. A competição, considerada a maior do Brasil, aconteceu em Belo Horizonte (MG), de 13 a 15 de outubro, reunindo cerca de 400 enxadristas do país entre 5 e 18 anos.
O Lages Xadrez Clube recebe apoio da Prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes (FME), que dá suporte com convênio financeiro, espaço para treinamento e transporte para competições. Vários integrantes da equipe são contemplados com o programa bolsa-atleta, incluindo o campeão Gustavo. “Ficamos imensamente felizes com os resultados obtidos por nossos bolsistas. Seguimos apostando no esporte e acreditando em nossos jovens”, diz o superintendente da FME, Renato Nunes de Oliveira Junior, Renatinho.
A equipe levou 16 enxadristas de Lages para a competição em Belo Horizonte. Além do troféu de primeiro lugar, foi premiada com o troféu de quinta maior delegação e outras quatro medalhas, Maria Luiza Cruz de Oliveira, Lavígnia Padilha Bitencourt, Sophia Godoy e Gabriel Conte dos Santos, somando seis prêmios para Lages.
A trajetória de Gustavo conta com outras conquistas. Recentemente ganhou sua segunda medalha nos Joguinhos Abertos 2023, na cidade de Curitibanos (SC). “Tudo que eu descrevesse sobre a sua dedicação, seu empenho e principalmente seus resultados no xadrez seria pouco. Impressionante como um menino consegue dominar tão bem o xadrez e hoje se sagra o melhor enxadrista do Brasil”, comenta o técnico, Marco Cordeiro.
Mais de 60 esportistas recebem auxílio do bolsa atleta neste ano
O programa bolsa-atleta foi instituído no Município em 2015. De lá para cá, centenas de esportistas, meninos, meninas e jovens, recebem o auxílio financeiro através da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Neste ano, a FME recebeu o total de 195 inscrições, um recorde desde a regulamentação da Lei Nº 4077/2015 que instituiu o programa. O orçamento deste ano distribui mais de 260 mil para os 63 beneficiários e será pago em dez parcelas. O total de 101 atletas tiveram o pedido indeferido por não apresentarem a documentação necessária e outros 31 estão na lista de espera.