Notícia no Ato

Mutirão de castração ao longo de dois dias beneficia 170 cães e gatos nos bairros Várzea, Bom Jesus e Ferrovia

O ônibus laranja do Castra Ação é um tipo de castramóvel bem chamativo por onde passa, com sua cor laranja forte e as fotos de um cachorro e um gato estampadas em suas laterais, itinerante por cidades que o contratam

A movimentação no Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso, localizado no bairro Universitário, começou cedo nesta terça-feira (26 de setembro), em decorrência do mutirão de castração gratuita de 170 cães e gatos, cujos tutores são moradores dos bairros Várzea, Bom Jesus e Ferrovia. A ação começou a ser posta em prática na segunda-feira (25 de setembro) e deverá ser prolongada até o meio da tarde desta terça, executada pelo Instituto SOS Bicho Urbano, de Passo de Torres (SC), unidade credenciada através do edital do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama)/Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar.

O ônibus laranja do Castra Ação é um tipo de castramóvel bem chamativo por onde passa, com sua cor laranja forte e as fotos de um cachorro e um gato estampadas em suas laterais, itinerante por cidades que o contratam.

Trata-se de animais (cães e gatos) machos e fêmeas com idade entre seis meses e dez anos de idade e pertencentes a famílias que recebem um salário mínimo de renda por mês e cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) I Jandira Amorim da Silva, situado no bairro Popular. Procedimento cirúrgico de castração limitado a dois animais por família e restrito a animais saudáveis.

O cadastramento das pessoas interessadas foi realizado previamente, na semana passada, 22 de setembro, no Cras I Jandira Amorim da Silva, bairro Popular. Geralmente, a documentação indispensável ao cadastro/inscrição é constituída por carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência/comprovante de cadastro no Cras, do tutor, pessoa que deve assinar um termo de responsabilidade.

Mutirões de castração deverão acontecer uma vez por mês até o mês de dezembro de 2023, contemplando diferentes regiões urbanas do município de Lages, e serão custeados com recursos financeiros públicos da Polícia Militar Ambiental, repassados à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente para aplicação como investimento neste cuidado à saúde pública. Instituições envolvidas nas atividades em Lages: Prefeitura de Lages, secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Saúde e Polícia Militar Ambiental.

Compromisso do Poder Público e da população. “Estas ações de castração de cães e gatos são permanentes e não podemos descansar enquanto não atenuarmos ainda mais este problema do descontrole populacional na cidade. Pedimos a compreensão e colaboração das famílias para que sempre estejam cuidando de seus animais, atentas à castração e às vacinas, pois, com isto, todos ganham”, alerta o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!