Notícia no Ato

Prefeitura de Lages garante a gratuidade de idosos no transporte público

Em 2022, de janeiro a novembro, 476.809 idosos utilizaram o serviço do transporte urbano

Todo cidadão residente em Lages que tenha idade igual ou superior a 65 anos de idade, tem direito à gratuidade no transporte urbano coletivo (a empresa que opera na cidade é a Transul), conforme previsto no artigo 230 da Constituição Federal.

Recentemente a Prefeitura de Lages, através do setor de convênios, repassou o valor de R$3.093.386,51 para auxiliar exclusivamente o transporte urbano no custeio das gratuidades aos idosos e para reequilibrar os contratos de concessão. O recurso destinado ao Município é proveniente do governo federal, através da Emenda Constitucional n° 123, de 14 de julho de 2022.

A administração municipal criou um plano de ação tendo como meta o equilíbrio econômico financeiro dos contratos de concessão do transporte público coletivo. Os recursos foram liberados mediante decreto municipal n° 20.085, de 19 de dezembro de 2022.

Esta medida possibilitou ainda, além de manter a gratuidade dos idosos, permanecer com a tarifa sem reajuste desde janeiro de 2021 em R$4,30. Em 2022, de janeiro a novembro, 476.809 idosos utilizaram o serviço do transporte urbano. O senhor Jorge Oliveira de Melo, 66 anos, mora no bairro Santa Catarina e se desloca gratuitamente com bastante frequência pelo transporte coletivo. “De vez em quando precisamos vir ao Centro resolver alguma coisa, então ajuda muito o fato de não precisar pagar”, comenta.

Como ter acesso

– Para o cadastramento na categoria sênior o usuário deverá preencher ficha cadastral, apresentando Carteira de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência recente (inferior a três meses).

– O cartão sênior deverá ser revalidado nos trinta dias que antecedem a data de aniversário do usuário, sem ônus.

– O idoso que não possuir o cartão eletrônico continuará acessando o Sistema Integrado de Transporte Urbano de Lages, mediante apresentação de documento de identidade com foto para sua identificação perante o preposto da concessionária, vedada a transposição pela catraca.

– O cadastro pode ser feito no Posto de Atendimento da Transul, na Praça Vidal Ramos Sênior, no Centro, anexo ao terminal de transporte coletivo, portando os documentos necessários.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!