A criação de um projeto para acompanhamento das crianças e adolescentes após o encerramento da capacitação do Proerd nas escolas é a sugestão apresentada pela vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas) na moção legislativa 017/23. O documento foi enviado ao governador Jorginho Melo, ao prefeito em exercício, Juliano Polese, à secretaria municipal e à coordenação regional de Educação e aos comandos geral da Polícia Militar de Santa Catarina e da 2ª Região da PMSC.
Na matéria, Katsumi destaca o árduo e importante trabalho desenvolvido pela Polícia Militar junto às escolas públicas e privadas no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Entretanto, ela reconhece que fatores como a influência do meio de convívio, o isolamento ou a pressão social, a curiosidade, a baixa autoestima, entre outros, acabam por influenciar na escolha da criança ou do adolescente na utilização de entorpecentes. Por essa razão, a parlamentar ressalta a necessidade de acompanhamento aos menores identificados pela comunidade escolar como potenciais usuários.
“Compreende-se que o trabalho desenvolvido dentro das escolas deve ser o de ensinar, porém, é visto que o ambiente escolar se torna um porto seguro para aqueles que não possuem em seus lares a segurança e o bem-estar; por isso é tão importante a atenção da equipe de professores e do quadro de funcionários das unidades escolares, bem como sua orientação, para que casos que ferem os direitos e deveres das crianças, especificamente em relação às drogas, sejam reportados às ferramentas do serviço público para resolução”, justifica a moção.
Acesse o documento original: ML 017/2023.