Notícia no Ato

Natal Tchê: Caldeirão da vanera do Grupo Tradição ferve na penúltima noite de Natal Felicidade


A quatro dias do aniversário de Jesus, Natal Felicidade recheia Lages com espetáculos gauchescos na sua 20ª noite. Escutar as lentas de olhos fechados e de rostinho colado e dançar as milongas em um bailão de sanfona rasgada para lembrar as domingueiras das festas de igreja de interior e as mensagens da riqueza de uma vida rural de amor simples


Já são 20 dias ininterruptos de shows para predileções sortidas no Natal Felicidade. Do pagode à música erudita, todas as pessoas se divertem e se emocionam. A noite desta quarta-feira (21 de dezembro) foi o dia do brilho do tradicionalismo e vanera no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, situado no Calçadão da Praça João Costa, centro de Lages: Franciele Souza Blugoslawski, com o show “Uma Mensagem de Paz”; Éder Goulart e seu “Natal na Serra”, e o espetáculo nacional do Grupo Tradição. Transmissões ao vivo pelo canal da Fundação Cultural de Lages (FCL) no YouTube.
Os guris internacionais e abagualados do Tradição
Batidão, vanera e rasqueado. A expectativa pelo show nacional do Grupo Tradição estava no script do Natal Felicidade nesta noite de quarta-feira (21 de dezembro), contudo, foi ultrapassada do que se imaginava, e encerrou o 20º dia de roteiro artístico e cultural do Natal Felicidade. Nacionalmente famoso por lançar o cantor sertanejo, Michel Teló, o Tradição arrasta milhares de fãs a seus espetáculos de música, desde a sua antiga formação. No Facebook, 441 mil seguidores e, no Instagram, 22,6 mil.


Em 27 anos de história, mais de quatro mil shows no Brasil e exterior e aproximadamente 15 milhões de espectadores, ao vivo, em apresentações. Na discografia são 17 CDs (a partir de 1997) e quatro DVDs.
O Grupo tem um episódio de apreço atípico e singular por Lages. Em 2008, gravou o seu terceiro DVD na 12ª Festa Nacional do Pinhão, com Michel Teló como o vocalista.
Os artistas integrantes do Grupo Tradição – Patrick, na voz solo, vocal e gaita ponto; Léu – vocal e bateria; Jaime – acordeom; Deivid – vocal e baixo, e Marcelo, no vocal e guitarra – apresentaram o novo show com suas coreografias, energia, animação e “explosão” no Natal Felicidade. “O Tradição adora o Sul, e a relação com Lages está em nossas memórias pela cooperação a nossa ascensão. Nossas letras estão ‘na boca do povo’, decoradas e intocáveis. Ao povo devemos os nosso sonhos”, revela o vocalista e gaiteiro, Patrick Reder.
O repertório mostrou os maiores sucessos do Grupo, misturados com as músicas mais consagradas do Brasil, as suas atuais e novas composições. Uma das novas músicas, Se Não Vai, Eu Vou, conta com a participação de Eduardo Costa, gravada (com clipe) em Belo Horizonte por razão desta participação mais que especial. “Conhecido por mesclar sons e trazer novidades ao cenário musical brasileiro, o Grupo Tradição leva um show bem variado aos palcos. Com duas sanfonas, violão, baixo, bateria e um vocal aprimorado, consegue expor o valor e a alegria da música brasileira, viajando por todos os Estados brasileiros, valorizando todas as culturas do país”, descreve-se no briefing exposto no site oficial do Grupo.
O Grupo Tradição iniciou suas atividades em Campo Grande (MS) em 1995 e lançou seu primeiro CD em 1997. Depois disto, uma sequência de lançamentos de CDs “estourou” várias músicas nas emissoras de rádio e projetou o Grupo em todo o Brasil.
Hits, como, Barquinho, A Brasileira, Garçom Amigo, Vaneira das Meninas Carinhosas, Festa na República e O Caldeirão, atraíram milhares de pessoas a cantarem com o Grupo Tradição na totalidade dos Estados do país. Inclusive, músicas como tema da novela América e no seriado Carga Pesada, duas produções da Rede Globo.
O Tradição teve a oportunidade de fazer cinco turnês pelos Estados Unidos (EUA), se apresentando nos Estados de New Jersey, Washington, Connecticut, Flórida e Boston. Indicado, em 2009, ao Grammy Latino. Além das músicas de sucesso, o Grupo Tradição lançou grandes estrelas no show business brasileiro, como, Michel Teló (agora com carreira solo) e Guilherme Bertoldo (o Thiago, da dupla Thaeme e Thiago), vocalistas do grupo com vitrine nacional a partir dos shows e da imagem em programas de televisão com o Grupo Tradição.
A delicadeza da prenda Fran
Ela já é figura estimável e de graciosidade no Natal Felicidade. A tradicionalista lageana, Franciele Souza Blugoslawski, fascinou o público mais uma vez, no primeiro espetáculo da noite desta quarta-feira (21 de dezembro).
A cantora e violonista, Franciele Souza Blugoslawski, segurou os olhares em uma exibição com seu grupo de instrumental, os músicos de dois violões, uma viola caipira e um acordeon, no show “Uma Mensagem de Paz”. A artista dividiu letras de músicas gaúchas, nativistas, religiosas e natalinas com a plateia, como a versão de Aleluia, de Elton Saldanha; Noite Feliz; Romaria; Batendo Água; O Vento; Um Pito; Meus Amores; A Porteira do Tempo; Missioneiro, e A Primeira Vez.
Franciele Souza Blugoslawski ingressou no segmento do tradicionalismo em 2013, aos 15 anos, tocando violão e cantando na igreja, em casamentos e eventos particulares. Em 2017, incentivada pelos amigos Paulo Guazzelli e Fábio Antunes, começou a se envolver em rodeios artísticos e festivais de música nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, representando o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Barbicacho Colorado. No ano de 2018, foi consagrada vice-campeã do Estado de Santa Catarina na modalidade de Intérprete Vocal Adulta no Festival Catarinense de Arte e Tradição (Fecart). Nas redes sociais, as pessoas podem seguir seu trabalho – Instagram: @fransouza_blugos e Facebook: Franciele Souza Blugoslawski. Para shows: 99142-3803.
Bem do jeito do Éder
A segunda atração da noite de quarta-feira (21 de dezembro), no Natal Felicidade do Espaço Cultural Aristiliano Ramos, no Calçadão da Praça João Costa, Centro, foi o tradicionalista Éder Goulart, compartilhando o show “Natal na Serra” com os espectadores, um a interpretação especial do artista e músicos convidados, em que une-se o repertório nativista a canções selecionadas com mensagens para esta época do ano, com 15 músicas executadas – versão gaúcha: Exemplos – Bate o Sino, Jesus Cristo, Aleluia, Tocando em Frente, Vida, Guri e Mais Pinhões.
Enfim, o estilo musicado é o gaúcho, e canções populares brasileiras e de Natal adequadas aos ritmos regionais. “Natal na Serra” está constituído por Éder Goulart (voz e violão), Douglas Moraes (gaita e voz), Dante Finardi (teclados, baixo e voz) e Adelar, o “Catito” (percussão). Este show já foi apresentado em Correia Pinto, São Joaquim, Concórdia e Florianópolis.
O xirú lageano, Éder Goulart, possui mais de 25 anos de circuito e se apresenta desde os 17 anos na Festa Nacional do Pinhão, sem falhar nenhum ano. Inúmeros shows no Natal Felicidade e Brilho de Natal.
Por que o Natal Felicidade? “É um momento em que temos a chance de confraternizar com nosso público, em um ótimo espaço que é o Calçadão, com acesso livre pela população, e através das canções agradecer e somente agradecer todas as conquistas do ano e energizar-se positivamente para os novos desafios do próximo ano”, acredita o músico.
Sobre apoios: “Somente agradecer à prefeitura de Lages e à Fundação Cultural, que nos contrataram para esta oportunidade, e fazer o convite para futuros comparecimentos. Será um encontro em que toda a família poderá ouvir, dançar e cantar ‘Bem do Nosso Jeito’.”
Encerramento do Natal Felicidade nesta quinta-feira, dia 22
Natal Felicidade 2022, de 2 a 22 de dezembro, com 21 dias de alegrias musicais e de interpretação em encenações de dramatização, promovido pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL), e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com patrocínio da empresa Klabin. Contou com nomes fortes do cenário musical, a exemplo dos artistas nativistas e tradicionalistas, grupo Quarteto Coração de Potro, na comemoração de 15 anos de estrada, e Éder Goulart, com o show musical infantil “Cantilenas” e o show “Natal na Serra”. E terá Elton Saldanha, dia 22, emprestando seu brilhantismo ao Natal Felicidade em sua derradeira noite.
Na festa de encerramento, Adriano Possai & Pátria Sulina, com o show “Canção da Terra”, às 19h. Elton Saldanha, o mestre dos pampas, às 20h, no show “Natal do Sul”, tornando este Natal Felicidade inesquecível.
Não acabou, não!
Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos podem (e devem) ser felizes na edição 2022 do Natal Felicidade. O Carrossel Encantado de renas está instalado no Calçadão da Praça João Costa, para passeios diariamente, a partir das 16h, com ingresso gratuito, assim como a Casa do Papai Noel, um lugar colorido e amável em que o Bom Velhinho recebe a “garotada” para fotografias. Cômodos incrementados com lareira, guirlanda, “soldadinhos” de chumbo, bengalinhas de caramelo e paisagismo.
Vizinha do Papai Noel, uma casa colorida, a Casa dos Brinquedos Solidários, voltada à campanha de arrecadação de brinquedos a serem direcionados às cartas depositadas na Árvore de Natal gigante e atendidas por padrinhos de crianças em vulnerabilidade social. Casa dos Brinquedos Solidários aberta dia a dia, das 18h às 21h30. Uma segunda casinha dá mais charme ao horizonte exuberante do Natal. As casinhas estão embelezadas com adornos de guloseimas de doces e cata-ventos.
E mais uma Árvore de Natal na Praça, com ornamentos que remetem à neve, pois na América do Norte e na Europa – Hemisfério Norte – é inverno em dezembro. Estrela no topo, bonecos de neve, vagões com caixas de presentes e brinquedos e luzes fluorescentes. No Calçadão, um trenó à disposição da “criançada” nesta brincadeira de “faz-de-conta” ao substituir, por alguns minutos, o grande rei da fantasia da entrega dos pedidos.
O famoso Bondinho da Alegria não poderia faltar, transportando crianças e adultos pelas principais vias de Lages com luzes intensas e sons natalinos empolgantes, na companhia do Papai Noel, com saídas e chegadas de viagens à margem do Calçadão da Praça João Costa. Percurso por ruas centrais e avenidas do bairro Coral desde as 18h, todos os dias, até o dia 23 de dezembro. É possível passear ao valor de R$ 10. Parte dos recursos provenientes dos passeios será repassada a instituições filantrópicas.
Mais adiante do Calçadão da Praça João Costa, a poucos metros, na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana), devidamente enfeitada, um presépio com os personagens bíblicos em tamanho real homenageia o nascimento do Menino Jesus na manjedoura, protegido por seus pais, Maria e José, e junto aos três reis Magos, Baltasar, Gaspar e Melchior, que deram três presentes ao Filho de Deus: Ouro, mira e incenso. A Catedral Diocesana, referência religiosa e de turismo do município, está com iluminação temática de cores cintilantes e de modo permanente, como acontece com o prédio histórico da prefeitura e com o Morro da Cruz.
No Centro, a Banda do Papai Noel aparece de repente e coloca todo mundo para dançar com seus clássicos de Natal de um jeito bem moderno. O Papai Noel ficará com a Chave da Cidade até dia 22 de dezembro, quando ela retornará para as mãos do prefeito Antonio Ceron.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho e Coxilha Films/Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!