Notícia no Ato

Lageanos atuam na arbitragem do Sul-Americano Escolar de Xadrez 2022


Convocados pela Federação Paraguaia, Moacir e Lyandra foram os únicos árbitros do Brasil no torneio


Os enxadristas da equipe Lages Xadrez Clube/FME Moacir Andrade (56) e Lyandra Dias (18) foram convocados para arbitrar o Campeonato Sul-americano Escolar de Xadrez 2022. A competição aconteceu em Ciudad Del Este, no Paraguai, reunindo 240 enxadristas de seis países e os dois lageanos foram os únicos árbitros brasileiros atuando na competição. Moacir e Lyandra disputaram os Jogos Abertos de Santa Catarina por Lages, tem conhecimento em regras, mas foi o primeiro desafio internacional de ambos, que além de jogar, também pensam em seguir a carreira de árbitros.
Para Moacir Andrade, decidir morar em Lages há cinco anos foi decisivo em sua vida, já que sempre gostou muito de xadrez e precisava de um ambiente de treinamento e competições para melhorar seu nível e conhecimento: “foi uma decisão acertada vir morar em Lages, meus conceitos em xadrez melhoraram muito, disputo cerca de 20 competições por ano e em 2022 comecei a atuar como árbitro, estou realizado como pessoa e enxadrista”, afirma Moacir, que há três anos é contemplado com o Programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes de Lages.
Já para a jovem Lyandra Dias, o início da caminhada como árbitra foi justamente numa competição Internacional, mas como está sempre lendo sobre as regras de xadrez e atualizações, disputando campeonatos, decidiu aceitar a convocação: “quero fazer graduação em educação física e seguir os passos do Mestre Marco Cordeiro, ser profissional em xadrez, professora e árbitra. Estou nos primeiros passos, mas vou chegar lá”, destaca.


Lyandra foi descoberta através das aulas de xadrez quando ainda estudava na Escola Municipal Osni de Medeiros Régis, sob os cuidados do professor Claudio Medina, o profissional percebeu o talento de Lyandra, a indicou para o Lages Xadrez Clube e a enxadrista passou a representar Lages em competições regionais e estaduais.
Moacir e Lyandra foram convidados pela Federação Paraguaia de Xadrez para atuar no Sul-americano Escolar, que na equipe contava com árbitros do Paraguai, Equador, Chile e Argentina e passam a fazer parte do quadro de árbitros da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Texto e fotos: Lages Xadrez Clube

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!