Notícia no Ato

Seminário do Selo Serra Sustentável supera expectativas

Mais de 70 pessoas entre presenças físicas e virtuais de todos os municípios da Serra Catarinense participaram na tarde desta terça-feira (02), do Seminário Selo Serra Catarinense Sustentável. Organizado pela Amures, Cisama e Sebrae, o evento no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ficou marcado pela exposição de experiências de empreendimentos considerados modelo de sustentabilidade.

O empresário José Fernandes, diretor geral da rede que compreende Hotéis Fazendas Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos, Terra dos Sonhos e Colina dos Sonhos contou a história de investimentos e desafios que levaram a rede a se tornar referência nacional em sustentabilidade e acessibilidade.

Falou inclusive do Instituto Rede dos Sonhos, que desenvolve pesquisas, incentiva, apoia, registra e divulga as diversas modalidades de esportes e turismo na natureza, a cultura nacional e os princípios da inclusão social, sustentabilidade e acessibilidade. “Nossa rede tem como objetivo sensibilizar, conscientizar e mobilizar o público alvo para as práticas de proteção ao meio ambiente, do patrimônio arquitetônico e cultural, assim como criar estruturas e processos facilitadores dessas ações”, declarou José Fernandes.

O empresário Rafael Sittoni Goelzer, também apresentou a Quinta da Estância e a Estância das Oliveiras, em Viamão (RS), empreendimentos concebidos dentro das normas da sustentabilidade. Outro convidado, o especialista Luiz Antônio dos Santos de Freitas, abordou sobre procedimentos e normas de sustentabilidade voltadas ao turismo.

A consultora do Sebrae, Tânia Brizolla, diretora da Prisma Consultoria em Comunicação Marketing e Turismo, discorreu sobre o a metodologia do trabalho que estão realizando para identificar e qualificar 70 empreendimentos na Serra Catarinense, dentro da concepção da sustentabilidade.

Para a presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, o Seminário de Sustentabilidade tem o respaldo dos prefeitos. “Através da Amures estamos construindo essa grande parceria entre o setor pública e privada para tornar o turismo sustentável e dentro dos princípios de desenvolvimento econômico, social e ambiental”, citou Fernanda Córdova.

O diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), Selênio Sartori e o diretor regional do Sebrae, Altenir Agostini, também prestigiaram o evento. O programa que levará ao Selo Serra Catarina Sustentável já tem mais quase 100 empreendimentos turísticos inscritos e quase 70 que receberam as consultoras do

Sebrae. Cada empreendimento tem de se enquadrar nos critérios de práticas de responsabilidade ambiental, sociocultural, econômica e de política institucional.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!