Notícia no Ato

Lixo eletrônico e rejeitos de óleo de cozinha são coletados em Ecopontos

Estas ações, desenvolvidas pela Prefeitura de Lages, se enquadram nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº: 12.305/2010 e dispositivos regulamentares)

Em Lages, a coleta de lixo eletrônico passou de duas para 22 toneladas mensalmente. Isso devido à realização dos mutirões de coleta organizados pela Diretoria de Resíduos Sólidos, da Prefeitura de Lages, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Para este ano de 2022 foram programados cinco mutirões; dois deles já realizados com pleno sucesso, de acordo com afirmação do diretor de Resíduos Sólidos, Milton Matias Filho (Miltinho). “Estas ações ambientais não têm apenas o objetivo de coletar o lixo eletrônico, mas também busca divulgar à comunidade em geral o trabalho feito pela prefeitura, contando com a parceria da empresa Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, a qual recebe todo o lixo recolhido. As pessoas têm, assim, a possibilidade também de levar o seu lixo eletrônico diretamente até esta empresa, de segunda a sexta-feira, em horário comercial”, destaca Miltinho.

O diretor de Resíduos Sólidos esclarece que, além dos mutirões de coleta, o lixo eletrônico ainda é coletado nos diversos Ecopontos instalados em locais públicos (praças) e em unidades escolares. “Temos containers (em praças e estacionamentos) e galões plásticos para coleta de lixo eletrônico, estes instalados em escolas. E estamos planejando adotar dispositivos portáteis (de material plástico) para a coleta exclusiva de pilhas e baterias eletrônicas. Estes coletores de pequeno porte poderão ser instalados em todas as unidades escolares do município, dinamizando e ampliando o sistema de coleta”, revela Milton Matias Filho. Outra importante ação ambiental em desenvolvimento é a coleta dos rejeitos de óleo de cozinha, iniciada em janeiro de 2022, e que já conta com 40 Ecopontos, espalhados em escolas, sedes de associações de moradores e em estabelecimentos comerciais da cidade de Lages.

Gestão compartilhada dos resíduos sólidos

A coleta do lixo produzido pelos moradores do município é de competência da prefeitura, trabalho organizado e realizado pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos. Porém, cabe às pessoas, a cada cidadão, individualmente, a responsabilidade da separação do lixo, correto acondicionamento e depósito desse material, em lixeiras junto às residências, condomínios e em estabelecimentos comercias e de prestação de serviços.

A prefeitura disponibiliza equipamentos para o recebimento do lixo, ou seja, as tradicionais e conhecidas lixeiras instaladas nas ruas e praças; os contentores plásticos de maior porte, com capacidade de receber uma quantidade de lixo equivalente a mil litros, e os containers (Ecopontos), nos quais pode-se depositar materiais recicláveis em geral e até pilhas e baterias.

Neste contexto, hoje, por exemplo, existem 75 contentores plásticos, no centro comercial de Lages e nas principais avenidas da cidade, que possibilitam que se faça coleta mecanizada do lixo urbano. “A gestão dos resíduos sólidos é uma via de mão dupla, cabendo ao poder público e à comunidade em geral a responsabilidade conjunta, compartilhada: os moradores separam, acondicionam e depositam corretamente todo o tipo de lixo, e os órgãos públicos municipais organizam e disponibilizam os equipamentos e dispositivos para a coleta e à destinação final do lixo, parte dele indo para o aterro sanitário ou então para pontos especializados de coleta e reciclagem”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Milton Matias Filho (Miltinho). Estas ações estão enquadradas nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº: 12.305/2010 e nos dispositivos regulamentares).

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!