Notícia no Ato

XVI Congresso de Educação do Município de Lages reuniu de modo on-line mais de dois mil profissionais em debates sobre a educação da atualidade

O segundo dia do XVI Congresso de Educação do Município de Lages envolveu conferências e atividades de modo on-line que debateram sobre as ações pedagógicas e a educação da atualidade

O segundo dia de atividades do congresso contou com conferências e atividades relacionadas ao tema central do evento “Perspectivas e possibilidades na ação pedagógica: novos olhares em tempos de transição”. A conferência de abertura da manhã desta sexta-feira (29 de julho), foi com a professora e doutora em educação, Nilda Stecanela, que abordou o “cotidiano escolar, pontes e travessias na educação contemporânea”.

Ainda no período matutino, ocorreu o lançamento do documentário que dá início às comemorações dos dez anos do Programa da Educação Fiscal Cidadã do Sistema Municipal de Ensino de Lages. O material reúne diversos depoimentos dos profissionais e parceiros que auxiliaram na implementação das atividades desde 2012 nas unidades de ensino municipais.

No período vespertino, a programação contou com o conversatório entre as professoras especialistas em educação, Laiz Sousa Beerends e Natalia Triches, com o tema “motivação para aprender e a neuroeducação sobre a ação pedagógica. Além disso, aconteceu duas conferências, “alfabetização contemporânea: desafios e possibilidades” da conferencista professora e doutora Elaine Vidal e “o cérebro trazendo novas perspectivas para a aprendizagem” da professora, psicopedagoga e fonoaudióloga Telma Pantano.

“Pensamos em uma programação diversificada e que pudesse abordar importantes reflexões acerca da educação na contemporaneidade, principalmente para que possamos repensar nossas ações pedagógicas nas unidades de ensino municipais de Lages”, comenta a secretária da educação, professora Ivana Michaltchuk. O XVI Congresso de Educação do Município de Lages é uma realização da Prefeitura do Município de Lages por meio da Secretaria Municipal de Educação e oferece gratuitamente 20 horas de certificação aos participantes.

Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!