Contadores participam de capacitação orçamentária

Novo Ementário da Receita Federal, orçamento 2023, lançamentos contábeis da Receita Federal, receitas e as variações patrimoniais e dentre outros assuntos, fontes de recursos. São alguns dos assuntos que estão sendo trabalhados numa capacitação com contadores, controladores internos e responsáveis pela elaboração e execução de orçamento.


O treinamento coordenado pelo professor José Rafael Corrêa, no auditório da Amures se estende até final da tarde. Especialista em Administração Pública, José Rafael Corrêa, abordará ainda, o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), que é um conjunto de aplicativos integrados relacionados à atividade-fim do Tribunal de Contas do Estado.
Através do e-Sfinge que são repassadas as informações sobre as contas públicas enviadas pelos agentes públicos e consolido os dados de gestão em remessas unificadas. Pelo sistema são emitidos também, relatórios automáticos de avaliação e analisa a gestão de cada município e do Estado, ampliando a publicidade das informações.


A capacitação abordou também portarias específicas como a 163/2001 e suas alterações, inovações da portaria 650/2019, portaria 5118/2021 e portaria 831/2021, que dispõe sobre o desdobramento da classificação por natureza da receita orçamentária para aplicação no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!