Notícia no Ato

Farmácia Solidária da Secretaria Municipal de Saúde já doou mais de 60 mil comprimidos à população


Em três meses de funcionamento, aproximadamente 900 pessoas foram beneficiadas. Medicamentos para diabetes, doenças respiratórias, vitaminas e anticoncepcionais são os mais procurados


A Farmácia Solidária, da Secretaria de Saúde de Lages, localizada dentro da Farmácia Básica Municipal, registrou, desde abril, mais de 60 mil comprimidos doados para aproximadamente 900 pessoas. Esse é o resultado do auxílio da própria população que levou ao local remédios que tinham em casa e não utilizavam, sendo destinados a quem precisa.

Segundo o servidor da Farmácia, Gilmar Gentil, são atendidas em média 30 pessoas por dia buscando os medicamentos. “Temos comprimidos que são bem procurados para diabetes como Metformina e Glibenclamida, para hipertensão como Metoprolol, Anlodipino, Atenolol, Enalapril e Levanlodipino. Já para doenças respiratórias, a Budesonida, Aminofilina, Spiriva e Fluticasona, disse.


“No nosso estoque possui até mesmo para prevenção de AVC, o Xarelto e a Varfarina, além de vitaminas e anticoncepcionais. Lembrando que só aceitamos doações de medicamentos dentro da validade”, complementou.


Para o secretário municipal da Saúde de Lages, Claiton Camargo, o auxílio de empresas e pessoas jurídicas também é essencial. “A parceria, tanto com a população quanto com pessoas jurídicas, vem trazendo bons frutos para quem precisa de medicamentos que não constam na lista da Farmácia Básica Municipal”, comentou.


Como doar a Farmácia Solidária?


Se a pessoa ou empresa possui algum medicamento/insumo (com validade superior a 3 meses) e gostaria de fazer uma doação basta apresentar os seguintes documentos:

– Ficha de Cadastro (disponível no site lages.sc.gov.br na aba serviços/editais e também no ato da doação);

– Documento oficial com foto;

– Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), se pessoa jurídica.

E quem vai retirar os medicamentos?

Documentos para retirar as doações:

– Receita do medicamento (não precisa ser necessariamente do SUS)
– Documento oficial com foto.

 
A Farmácia Solidária está localizada na Central de Atendimento, junto à Farmácia Básica Municipal e funciona de segunda a sexta-feira para arrecadação, das 08h às 12h e das 13h às 17h, e para a retirada de doações. Serão aceitas quaisquer medicações com lote e validade (três meses ou mais) visíveis, com exceção dos medicamentos termolábeis (produtos sensíveis a grandes variações de temperatura, que devem ser armazenados em temperatura controlada). Não serão aceitas doações em dinheiro, somente dos itens materializados.

Texto e fotos: Natasha Monteiro

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!