Notícia no Ato

Cerca de 100 pessoas foram capacitadas para Escuta Especializada na região da Amures

Depois de um mês de trabalho em sete oficinas de capacitação encerrou nesta quarta-feira (20), o mais amplo treinamento de Escuta Especializada realizado na Serra Catarinense, em cumprimento ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.

Créditos: Onéris Lopes 


Voltada aos 18 municípios da Amures, a capacitação atende o cumprimento da Lei 13.431/2017, que estabeleceu o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que regulamenta a forma pela qual as crianças e adolescentes em situação de violência devem ser ouvidas.
O encerramento da capacitação aconteceu no auditório 2 da Uniplac e contou com a presença da presidente da Amures, prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova. Ela elogiou os profissionais que participaram do treinamento e observou que, o aumento da violência contra crianças e adolescentes no Brasil é preocupante.
“Vivemos uma escalada de violações de direitos de crianças e adolescentes que precisa ser freada. E vocês, estão preparados para agir pela garantia desses direitos constitucionais. Só entre janeiro e abril desse ano, foram registrados no Brasil mais de 4,4 mil violências sexuais contra menores. Além de proteger as vítimas, é nosso dever denunciar os violadores para que sejam punidos na forma da lei”, recomendou a prefeita.
Também participaram da solenidade o secretário executivo da Amures Walter Manfroi, diretor geral da Egem Dionei Walter da Silva, vice-presidente do Colegiado de Assistência Social, Andreia Camargo, responsável pelo centro especializado de escuta Rita Lang, orientador da capacitação Rudinei Luiz Beltrame e a consultora e pesquisadora sobre violência da criança e do adolescente, Iramaia Bealtrame.
Os grupos de trabalhos que participaram das oficinas foram formados por profissionais da educação e da saúde, conselhos tutelares e dentre outros, os serviços de assistência social e psicologia. Quase 100 pessoas ao todo participaram da capacitação e estão preparadas para implementar a Escuta Especializada, que é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente.

Capacitação orientou para trabalho em rede

Sob responsabilidade do professor Rudinei Luiz Beltrame, mestre em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, a capacitação se desenvolveu em sete etapas. E foi trabalhada com grupos distintos em oficinas temáticas específicas.
O primeiro treinamento aconteceu dia 8 de junho. Depois nos dias 21 e 22 de junho. E nos dias 4, 6 e 18 de julho com fechamento nesta quarta-feira, 20. A grade disciplinar das oficinas compreendeu desde elaboração de protocolos, aspecto prático da escuta até aspectos norteadores e abordagens.
Por ter uma larga experiência na área de políticas públicas, educação, infância e adolescência, direitos humanos, violência contra crianças e adolescentes, o professor Rudinei Luiz Beltrame interagiu nas oficinas em diferentes situações com os profissionais que aderiram ao programa.
O assistente social da Amures/Cisama, Lauro dos Santos, explicou que, a Escuta Especializada é um trabalho que deve ser realizado pelas instituições da rede de promoção e proteção, “Fundamental esse trabalho em rede para elaborar os protocolos de atendimento às vítimas de acordo com as orientações do Grupo de Trabalho Estadual e do Ministério Público”, disse.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!