Notícia no Ato

Em agosto, Município irá favorecer comunidade pela oportunidade de 826 vagas para castração gratuita de cães e gatos

No ano passado, a prefeitura de Lages realizou o total de 2.460 castrações, destas, 2.037 foram realizadas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e 423 em mutirões. Neste primeiro semestre de 2022, o CCZ já realizou um total de 1.630 castrações

O controle populacional de cães e gatos é realizado diariamente pela prefeitura de Lages, através de cirurgias de esterilização em machos e fêmeas. Com o objetivo de ampliar este controle, no mês de agosto será realizado um mutirão especial, com a disponibilização de 826 vagas de castração de animais para a população e protetores cadastrados junto ao Município. Os interessados deverão comparecer na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ao qual o bairro de moradia pertence, para realização do cadastro, nas seguintes datas:

População –
Cras I (Popular): 28 de julho – 8h
Cras II (Centenário): 26 de julho – 13h
Cras III (Penha): 26 de julho – 8h
Cras IV (Tributo): 27 de julho – 13h
Cras V (Santa Mônica): 22 de julho – 8h
Cras VI (Bela Vista): 27 de julho – 8h
Cras VII (Conta Dinheiro): 29 de julho – 8h
Cras VIII (São Pedro): 25 de julho – 8h

Protetores de animais – Entrega das fichas no dia 25 de julho, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Para ser beneficiada nesta ação, a pessoa deve residir na área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e apresentar o comprovante de recebimento do programa Auxílio Brasil ou ser de família acompanhada pelo Cras. Deverá, ainda, levar comprovante de residência e documento de identificação com foto. No dia do cadastro serão informados o local e a data da castração.

Distribuição das vagas

Cada um dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) de Lages terá 80 vagas disponíveis, as 186 restantes serão para os protetores cadastrados. Ressalte-se que os animais devem ter entre seis meses e oito anos e não possuírem raça definida. Será cadastrado somente um animal por família.
Em 2021, a prefeitura de Lages realizou o total de 2.460 castrações, destas, 2.037 foram realizadas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e 423 em mutirões. Neste primeiro semestre de 2022, o CCZ já realizou um total de 1.630 castrações.
Novos cadastros são abertos diariamente. “A implantação de políticas públicas com a missão de prevenção da contaminação e de agravos de doenças, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), associadas ao bem-estar animal e à preservação do meio ambiente, repercute justamente na qualidade de vida da população. O mutirão busca beneficiar o maior número de pessoas no menor tempo possível. Médicos veterinários prestam seu conhecimento técnico com total responsabilidade, desenvolvendo os procedimentos e repassando orientações aos tutores para o êxito das cirurgias também no pós-operatório”, expõe o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues, declarando outras percepções: “Continuadamente, a prefeitura tenta atenuar e conter os problemas da multiplicação de animais pelas ruas e avenidas a partir da castração, ofertada sem custos à comunidade, contudo, precisamos da colaboração das famílias quando decidem pela adoção ou compra, pois a criação consciente e os cuidados com seus animais não podem ser negligenciados. Nossas ações individuais intervêm na saúde coletiva.” Em caso de dúvidas, os cidadãos poderão entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por telefone: 3251-7975. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Foto: Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!