Notícia no Ato

Jovens deputados proíbem cigarros eletrônicos e narguilés em locais públicos

Com 21 votos favoráveis e 19 contrários foi aprovado projeto de lei proibindo o consumo de cigarros eletrônicos e narguilés em espaços públicos fechados, parques e praças. O projeto foi apresentado por integrantes da Escola Raul Pompéia, de Campo Erê, que participam da 29ª edição do Parlamento Jovem e a votação ocorreu na tarde de quinta-feira (30), no Plenário da Assembleia Legislativa.

Segundo os propositores da lei aprovada, o narguilé pode causar intoxicação por monóxido de carbono e o ácido benzóico, presente nos cigarros eletrônicos, causa inflamações nos pulmões, aumentando o risco de pneumonias graves.“O cigarro eletrônico está em alta, há uma febre, com 10 minutos utilizando são 30 mg de nicotina ingeridas, equivalente a um maço e meio de cigarros, é muito prejudicial à saúde”, informou a deputada Bruna Isadora Gerhardt.Os deputados de Campo Erê também apresentaram projeto, aprovado por unanimidade, instituindo o programa Polichuva, para captação e condução da água da chuva para cisternas instaladas nas escolas públicas estaduais.O objetivo, além da economia na conta de água, é servir de referência pedagógica e de orientação para o consumo consciente da água potável.“É algo sustentável, que vai ter retorno. Pensamos que a água é algo que não vai acabar, mas não, a falta de água está batendo na nossa porta. No nosso município algumas escolas pararam por conta da seca, não tinha água para as aulas, mas com as cisternas a necessidade estaria suprida”, informou o deputado Luiz Otávio Pedrozo Paglia.

Professor contratado na hora certa
Já os jovens deputados oriundos da Escola São José, de São Joaquim, apresentaram projeto de lei, que foi aprovado, prevendo a contratação dos professores temporários em tempo hábil para que assumam suas funções antes do início do ano letivo.

Psicopedagogos na escola pública
Os representantes da Escola Cid Gonzaga, de Porto União, propuseram lei, que restou aprovada, determinando à Secretaria de Estado da Educação (SED) a contratação de profissionais de psicopedagogia para atuarem nas escolas.

De acordo com os deputados de Porto União, a assistência psicopedagógica é necessária para o diagnóstico, intervenção e prevenção dos problemas de aprendizagem, além de acelerar a inclusão de alunos com deficiência.

Ensino profissionalizante com parceria privada
Os deputados eleitos no Centro de Educação Profissional (Cdeup) Hermann Hering, de Blumenau, protocolaram projeto de lei, que foi aprovado, criando o Programa Pró-Ensino Profissionalizante, com o objetivo de incentivar empresas privadas a aplicarem recursos no aperfeiçoamento, qualificação e treinamento de estudantes.

De acordo com a lei aprovada, os valores investidos poderão ser compensados do imposto devido na forma de crédito presumido. Já o percentual será definido pela Secretaria da Fazenda (SEF).

Bueiros inteligentes
Os deputados eleitos no Colégio Elcana, de Palhoça, aprovaram lei orientando a implantação de bueiros inteligentes. Segundo o diploma legal, bueiro inteligente é aquele composto por caixa coletora confeccionada em material termoplástico, instalada no interior dos bueiros para filtrar materiais sólidos sem obstruir a passagem das águas.

Puxão de orelhas no DNIT
Os jovens deputados aprovaram Moção apresentada pelos parlamentares do Curso e Colégio Conexão, de Jaraguá do Sul, e dirigida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que o órgão proceda a um levantamento histórico-econômico dos gastos envolvidos na duplicação da BR-470 e que não poupe esforços para acelerar as obras.

Ar condicionado nas escolas
Os parlamentares eleitos na Escola São José, de São Joaquim, indicaram ao Chefe do Poder Executivo a instalação de sistemas de climatização em todas as salas de aulas da rede pública estadual.

Para os jovens deputados, o estado sofre as influências das quatro estações, sendo que os verões são quentes e transformam as salas em ambientes abafados, causando desconforto e irritabilidade nos estudantes.

Participantes da 29ª edição do Parlamento Jovem


Allan Varela – Porto União
Amanda Effting de Souza – Palhoça
Ana Luísa Bortoncello Moreira – Campo Erê
Ana Sofia de Almeida Moreira – Porto União
Beatriz Paluaczeski – Caçador
Bruna Isadora Gerhardt – Campo Erê
Bruno Beuting Paz – Blumenau
Caroline Souza – Campo Erê
Dalviani Oliveira Carvalho – São Joaquim
Denise Martins de Souza – São Joaquim
Eloisa Moraski Danelus – Campo Erê
Emilie Hickmann Mayra – Blumenau
Emilly Castro da Maia – Porto União
Erica Sinkere Morais – Caçador
Felipe Solonca Araújo – Palhoça
Gabriela Grade – Jaraguá do Sul
Gabriela Volhanik – Porto União
Gabriella Zanatta Carlin – Caçador
Henri Fritz – Jaraguá do Sul
Iasmin Sema da Silva – São Joaquim
Isabella Cardoso dos Santos – Criciúma
Isadora Dell Antônio Ribeiro – Palhoça
Isaías Alves Broering – Palhoça
Juliane de Aguiar Ugioni – Criciúma
Leonardo Belaver – Caçador
Leonardo Serpa Nicoletti – Blumenau
Lucas Mateus Silveira Puntel Porto União
Luís Otávio Pedroso Paglia – Campo Erê
Lya Carla Lemes dos Santos – São Joaquim
Manuela Brita da Costa – Caçador
Marcela Matos Dutra Rodrigues – São Joaquim
Maria Eduarda Roque Pegoraro – Criciúma

Karina Feijó Cunha – Blumenau
Rafael Henrique da Rosa – Jaraguá do Sul
Tiago Toss da Costa – Criciúma
Thiago do Amarante – Jaraguá do Sul
Vinícius Olkoski Prim – Palhoça
Yasmim Marques Nery – Blumenau
Yuri Bernardon Durze de Lima – Jaraguá do Sul
Yuri da Silva Souza – Criciúma

Escolas participantes

Grande Florianópolis: Colégio Elcana, de Palhoça
Meio-Oeste: EEB Paulo Scheffer, de Caçador
Nordeste: Curso e Colégio Conexão, de Jaraguá do Sul
Oeste: EEB Raul Pompéia, de Campo Erê
Planalto Norte: EEB Coronel Cid Gonzaga, de Porto União
Sul: EEB Padre Miguel Giacca, de Criciúma
Planalto Serrano: EEB São José, de São Joaquim
Vale do Itajaí: Cedup Hermann Hering, de BlumenauVítor Santos
AGÊNCIA AL

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!