Notícia no Ato

ALERTA SOBRE A SITUAÇÃO DA UPA DE LAGES

A Secretaria Municipal de Saúde pontua sobre algumas questões a respeito da UPA de Lages:

Sobre a pediatria, ressaltamos que nenhuma UPA pode restringir o atendimento pediátrico. Durante a pandemia (em março do ano passado), foi realizado um convênio com o Hospital Infantil Seara do Bem, com aval de todos os componentes da rede de urgência e emergência, para que pudéssemos focar no atendimento da Covid-19. Então, o espaço destinado à pediatria da UPA foi usado para o atendimento da Covid-19.

Após mais de um ano com a melhora do cenário da pandemia, esse convênio foi encerrado, voltando a UPA a realizar atendimento pediátrico conforme estabelece a legislação. Não podemos limitar a UPA para atendimentos somente a adultos. Sobre a estrutura física, a porta de entrada da UPA é uma só, para todos, onde a agilidade e separação está na classificação de risco, conforme preconiza a portaria nº 10/2017 do Ministério da Saúde e resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.079/14.

Devido ao cenário atual, visando separar o ambulatório adulto e pediátrico, estamos com uma sala de espera para as crianças depois que passam pela triagem determinada pela classificação de risco. Assim, elas ficam separadas dos adultos. Portanto, o único local de encontro do público da UPA é na recepção, ao chegar no serviço.

Sobre a demanda de atendimentos, estamos atentos ao alto movimento na UPA, assim como vem sendo nos últimos dois anos, porém a demanda de médicos sempre pode ser aumentada, a falta de profissionais de equipe de enfermagem também, mesmo com tantos processos de seleção, a rotatividade é alta.

Constatamos através dos indicadores da Secretaria, que grande parte da população dos municípios da Amures procura a UPA de Lages após às 17h para atendimento. Mais de 80% dos atendimentos são de síndromes gripais, classificados como casos não urgentes. Existe um surto de gripe, que não é Covid-19. Os leitos dos hospitais de Lages estão com 100% de ocupação, enquanto outros hospitais da região possuem leitos disponíveis. Os municípios da Amures precisam se especializar para dar suporte a Lages.

Informamos que o Ambulatório de Síndromes Gripais será aberto assim que houver disponibilidade de médicos para organizar a escala de atendimento. A ideia é que a estrutura funcione no Tito Bianchini, das 8h às 20h.

Texto: Comunicação Secretaria de Saúde de Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!