Notícia no Ato

Passageiro que paga no dinheiro terá que tirar selfie para fazer corridas pelo Uber; entenda

Novo recurso foi anunciado pela empresa nesta segunda-feira e busca melhorar a segurança

Um novo recurso de segurança para os motoristas do Uber, batizado de USelfie, vai começar a ser testado pela plataforma. Com isso, alguns dos novos usuários que não acrescentaram dados de pagamento digital e que escolheram o pagamento em dinheiro, serão obrigados a fazer uma foto, que será armazenada nos servidores da companhia para ficar à disposição das autoridades caso necessário. As informações são do Estadão.

A medida foi anunciada nesta segunda-feira (24) pelo Uber. Segundo a empresa, esse recurso vinha sendo pedido por motoristas. O USelfie será somado à checagem do CPF na base de dados da Serasa Experian e a verificação de RG e CNH, que solicita a alguns usuários que tirem foto dos documentos. O motorista não terá acesso à imagem – a checagem biométrica também está descartada.

 “Nossa intenção é continuar melhorando em segurança sempre. É um processo sem fim que nós estaremos sempre trabalhando para usar a tecnologia em nosso favor para garantir um uso seguro do aplicativo”, declarou a diretora geral do Uber, Silvia Penna.

Essa é uma das novidades que a plataforma vem lançando nos últimos meses com a alegação de que busca melhorar a segurança em suas viagens. O Uber implementou, ainda em fase teste, por exemplo, a integração do 190 ao aplicativo. Será possível clicar no botão “ligar para a polícia” em casos de emergência e a localização e dados serão passados para as autoridades, sem necessidade de comunicação verbal. O projeto está sendo testado inicialmente no Rio de Janeiro.

Também existe o botão Checagem de Segurança, lançado no final de abril, que permite ao usuário ver suas ferramentas de segurança oferecidas durante as viagens, como a opção de compartilhar sua localização em tempo real com seus contatos. 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!