Em uma final eletrizante, o time lageano marcou 26 gols em 4 jogos e levantou a Copa Sul Brasileira
Três times catarinenses e três times gaúchos disputaram a Copa Sul Brasileira no Ginásio Capingui, em Passo Fundo, em jogos realizados sábado e domingo. Em sua chave, as Leoas estrearam contra a forte Malgi, de Pelotas, e venceram por 3×1, e confirmaram a vaga na final ao golear o Cometa Futsal, de Rodeio Bonito, por 12×0. No outro jogo da chave, a Malgi venceu o Cometa de virada por 4×2 e garantiu a segunda vaga na semifinal.
Na outra chave a Female, de Chapecó, estreou vencendo o Rondofrio de Cordilheira Alta por 7×2. O Rondofrio se recuperou vencendo as donas da casa por 5×3 e se assegurou na semifinal como segundo do grupo. A liderança da chave foi confirmada pela Female no último jogo de sábado ao bater o Liverpool por 8×1.
No domingo, às 8 da manhã, as Leoas venceram a semifinal contra o Rondofrio por 8×0. Desta partida foram poupadas as atletas Diana e Tiga, e Amandinha jogou apenas o primeiro tempo, visando poupar o time para a decisão. Na sequência, Female e Malgi fizeram a outra semifinal e as chapecoenses aplicaram 3×0 nas gaúchas, todos os gols na etapa derradeira.
Na parte da tarde, na decisão do terceiro lugar, a Malgi assegurou o posto ao golear o Rondofrio por 9×2. A finalíssima da Copa foi logo depois, reeditando o maior clássico do futsal feminino nacional da atualidade: Leoas da Serra contra Female Futsal.
O técnico das Leoas, Anderson Esquerda, começou a partida com Bia, Diana, Amanda, Luiza e Amandinha, enquanto pela Female Éder Popiolski escalou Gabriela, Brenda, Tainara, Rossato e Nega. A primeira chance foi das Leoas, com Diana perdendo após rebote de Gabriela, e depois Amanda quase marcou em grande lance de Amandinha. A Female chegou com Brenda e Bia defendeu em dois tempos.
As primeiras trocas aconteceram e as Leoas seguiram atacando mais. Mayara chutou duas vezes para defesas de Gabriela, primeiro com os pés e depois espalmando. Bia salvou frente a frente com Vivi, mas logo depois Nega abriu o placar de cabeça em bola alçada por Gabriela: Female 1×0. A vantagem durou 10 segundos, pois Amanda roubou uma bola e soltou a canhota no canto esquerdo baixo: 1×1. A mesma Amanda quase virou o jogo no lance seguinte, e depois perdeu o segundo gol em passe de Amandinha. Mayara também quase virou o jogo em passe de Amandinha e depois Luiza acertou uma bomba no travessão. A pressão deu resultado e a virada veio em jogada de Mayara que Rossato tentou cortar e fez contra: 2×1 para as Leoas. Luiza por pouco não amplia no lance seguinte, acertando outra vez a trave, e 2×1 foi mesmo o placar da primeira etapa.
O segundo tempo iniciou com as Leoas buscando o contra ataque e Diana teve o terceiro gol à sua frente, mas Gabriela defendeu. No lance seguinte Diana não perdoou: recebeu grande passe de Amandinha e de canhota acertou a gaveta: Leoas 3×1. Thais e Amanda estiveram por marcar em chutes de meia distância, pressionando ainda mais a Female, que faltando oito minutos lançou Rossato como goleira linha.
A estratégia funcionou. Em roubada de bola Tainara descontou para 3×2 e depois Brenda empatou em 3×3 a dois minutos do fim. O jogo ficou eletrizante, com chances de parte a parte, porém, sem mais gols com a bola rolando, a decisão foi para os pênaltis.
A Female converteu duas cobranças, até que Bia defendeu o chute de Brenda. Luiza e Diana já haviam marcado pelas Leoas quando a canhota Mayara cobrou o pênalti decisivo deslocando Gabriela e deu o título ao time lageano. Esta foi a primeira conquista das Leoas na temporada e as mesmas equipes voltam a se enfrentar decidindo a Supercopa do Brasil de Futsal, com jogos dias 21 de abril em Lages e dia 28 em Chapecó.
Fotos Fom Conradi – texto Assessoria Leoas da Serra