Notícia no Ato

Cemitério da Penha prestará atendimento normal para 11 famílias em trâmite de regularização e desocupação de gavetas públicas até dia 14 de janeiro de 2022

Exatamente 32 dias para a presença na repartição específica  

Os integrantes de famílias apontados como responsáveis por determinadas 11 pessoas, já falecidas e sepultadas no Cemitério Nossa Senhora da Penha, devem comparecer ao departamento de Administração deste local por solicitação da Gerência de Cemitérios Municipais, um dos serviços da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente à comunidade de Lages. O chamamento está em acordo com os artigos 160, 161 e 167, parágrafos I e II do Código de Posturas do Município de Lages – Lei nº: 134, de 1963 e consta oficialmente no link https://www.lages.sc.gov.br/editais-e-chamamentos (documento denominado “CHAMADA PÚBLICA – DESOCUPAÇÃO/EXUMAÇÃO DAS GAVETAS PÚBLICAS CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PENHA”).

As pessoas com nome em tabela não foram encontradas nos endereços e meios/números de contatos mencionados no cadastro, logo, considera-se, pelo Município, estarem em lugar incerto e não sabido. Então devem procurar diretamente o setor administrativo do Cemitério Nossa Senhora da Penha, localizado na avenida Bruno Luersen,  nº: 25, bairro São Miguel, até o dia 14 de janeiro de 2022, com o propósito de regularização da transferência dos restos mortais dos seus entes queridos falecidos, ou seja, a desocupação das gavetas públicas, com posterior exumação. As famílias têm exatamente 32 dias para estarem presentes. O ofício de exumação pública é exclusivo do Cemitério Nossa Senhora da Penha.

A divisão administrativa do Cemitério Nossa Senhora da Penha está aberta ao público entre segunda-feira e sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, porém, aos finais de semana o atendimento (plantão) é estendido para serviços de emergência, como sepultamentos e esclarecimento de dúvidas sobre exumação/publicações, pois há um formulário pronto a ser disponibilizado à população, além de visitações poderem ser feitas das 8h às 18h todos os dias da semana (de segunda-feira a domingo), sem pausas. De forma adicional, informações podem ser acessadas por telefone – Cemitério Nossa Senhora da Penha: 3019-7463/Penha – plantão funeral social 24 horas, para solicitação de serviços de caixões e de capelas mortuárias: 98405-9348.

Sem intervalo no fim do ano e começo de 2022

Lages terá suporte sem alterações na transição do fim do ano para o início do próximo – de 24 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro – nos cemitérios municipais Nossa Senhora da Penha, entre os bairros São Miguel e Penha, Cruz das Almas, entre os bairros Triângulo e Santa Rita, e da Paz, no Guarujá. O gerente dos cemitérios municipais, Anderson Daniel de Liz, assegura: “No Cemitério Nossa Senhora da Penha, os servidores receberão as pessoas para tratar sobre as gavetas públicas. Os cemitérios continuarão em funcionamento ao longo das paradas de fim de ano – Natal e Réveillon, trabalhando em horários normais, mas em atendimento aos serviços emergenciais, como sepultamentos, funeral social e capelas mortuárias”.

Processos burocráticos e visitação

O horário dos cemitérios municipais Nossa Senhora da Penha, Cruz das Almas e da Paz, para questões administrativas e burocráticas (como cadastros, requerimentos, autorizações, segundas vias de documentos e pleitos de vendas e reformas), está definido das 8h às 12h, retornando às 14h, até as 18h, de segunda a sexta-feira. A visitação a estes dois espaços, e incluindo o Cemitério Nossa Senhora da Penha, está aberta de segunda-feira a domingo, das 8h às 18h. Sepultamentos podem ser realizados a qualquer hora do dia, com prévio aviso pelos cidadãos.

Aleatórios e compra de terrenos na Secretaria de Serviços Públicos

O atendimento ao público na seção de Cemitérios, diretamente na sede da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, no bairro Caravágio, é prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupções no horário de almoço. Quanto à compra de terrenos e outros assuntos burocráticos, somente é possível em atendimento presencial com o servidores da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, na rua Germiniano Cordeiro, nº: 202, bairro Caravágio, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Contudo, no período de ponto facultativo, esta subdivisão de Cemitérios, bem como as secretarias e a prefeitura, estarão fechadas, e irão retomar suas funções no dia 3 de janeiro de 2022. Instruções básicas, por exemplo, em relação à documentação, podem ser repassadas por telefone: 3019-7472.

FALECIDORESPONSÁVEL
Reonildo PadilhaNeiva das Graças Padilha
Djalma NunesJoziel Cavalheiro
Emanuelle FronçaisAgse Maria Ferreira
Laércio Ribeiro GoulartIsolete Ribeiro Goulart
Pedro Nunes da CostaEstela Maris da Silva  
Valdomiro Castilho da CostaPaulo Roberto Nunes
Joel Cristiano KugentArtur Cristiano Kugent  
Nair Correa AlvesRosangela R. B. Pereira
Elmo HeineckIone Terezinha Silva
Eulano Rogério BrancoPedro Jucélio da Silva
Maria dos Prazeres SilvaMaria do Carmo da Silva

Texto: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!