Notícia no Ato

Capacitação do Georreferenciamento das Unidades de Saúde em Lages

Na tarde da última terça-feira (30 de novembro) aconteceu a reunião para capacitação do Georreferenciamento das Unidades de Saúde em Lages

Para relembrar: O que é o Georreferenciamento?

É um mapa inteligente, que utiliza como ferramenta de pesquisa a plataforma Google Earth, que irá possibilitar que os agentes de saúde e profissionais da área façam busca ativa dos pacientes referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, irá auxiliar também na identificação de zonas vulneráveis como, por exemplo: focos do mosquito da dengue, áreas de risco para enchentes e enxurradas e condições sociais de uma comunidade.

Reunião de capacitação

Nesta oportunidade, aproximadamente 130 profissionais de saúde, entre Agentes Comunitários de Saúde e Gestores, se fizeram presentes e puderam entender um pouco mais sobre Georreferenciamento.

Roseni Firmino, coordenadora Regional de Atenção Primária e Alex Bertoni, Fisioterapeuta e tutor do Gente Catarina e PlanificaSus explicaram, em dois momentos (vespertino e matutino), a importância do trabalho do ACS voltada para o Georreferenciamento e o que é o Gente Catarina, projeto do Governo do Estado, para municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que desenvolve ações e trabalha com indicadores de mortalidade infantil e morte prematura (pessoas de 30 a 69 anos) com doenças crônicas.

A capacitação foi dividida em dois momentos, para dois grupos, sobre o mesmo assunto.

O próximo encontro está marcado para acontecer no dia 2 de dezembro, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, para a outra parcela de profissionais que ainda resta ser capacitada.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!