Os vereadores e as vereadoras de Lages aprovaram 16 matérias pela Ordem do Dia da sessão de terça passada. Também encaminharam para a Prefeitura uma moção simples e 71 indicações com pedidos para 35 bairros, incluindo o interior do município.Dentre os projetos de lei aprovados, um declara de utilidade pública a Associação de Pais e Professores do Colégio Militar de Lages, enquanto o outro nomeia como rua Celma Lucy Costa de Souza uma das vias do bairro Chapada. O requerimento apresentado busca providências junto à empresa responsável diante do vazamento de uma caixa d’água no Promorar.
Nos pedidos de informação, o Poder Legislativo indaga à Prefeitura: se existe rede de tratamento de esgoto na rua Bom Jardim da Serra (bairro Petrópolis); se tramitam projetos para programas habitacionais e para a inclusão digital nas escolas do município; em relação aos funcionários da Secretaria da Saúde envolvidos na vacinação da Covid; e sobre os valores aplicados na Educação nos últimos três anos em Lages.As propostas apresentadas nas moções legislativas são as seguintes: campanha para a doação de livros à Biblioteca Pública; desconto no IPTU para quem adotar animais de rua; dia D para a vacinação de adolescentes nas escolas; mais acessibilidade às pessoas com deficiência nos comércios do Centro; curso de capacitação para cuidadores de idosos e acamados; programas de incentivo ao uso de energia solar; e aplausos aos socorristas dos bombeiros por ação de salvamento e aos responsáveis pela realização do 27º Grito dos(as) Excluídos(as). Para a matéria completa, acesse o documento de texto em anexo.
Saiba mais sobre os documentos legislativos produzidos nesta terça-feira:
PROJETO DE LEI Nº 089/2021
Vereador Agnelo Miranda (PSD).
Declara de Utilidade Pública a Associação de Pais e Professores do Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”.
Art. 1°. Fica declarada de Utilidade Pública a Associação de Pais e Professores do Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº. 24.552.250/0001-00, sediada à rua João José Godinho, nº 33, bairro Morro do Posto, Lages/SC.
Acesse o PL 089/21.
PROJETO DE LEI Nº 107/2021
Vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas).
Denomina Rua Celma Lucy Costa de Souza.
Art. 1º. Fica denominada rua Celma Lucy Costa de Souza, a localizada no Loteamento Verdes Campos, bairro Chapada, logradouro público de n°. 3553, referente à Rua N, com início à avenida Anísio Alves de Souza e término em Área de Preservação Permanente, codificada pelo Município sob o n°. 2385.
Art. 2º A placa indicativa terá os seguintes dizeres: Rua Celma Lucy de Souza – Cidadã Ilustre.
Sobre a homenageada
Nascida em Lages no dia 29 de agosto de 1930, Celma Lucy Costa de Souza desenvolveu muitos trabalhos para a área social, principalmente quando foi 1ª Dama do Município de maio de 1982 até janeiro de 1983, sendo esposa desde 30 de dezembro de 1955 de Celso Anderson de Souza, e de cuja união nasceu o vereador Heron Anderson de Souza.
Participou ativamente em trabalhos comunitários nas associações de moradores e em clubes de mães. Foi por muitos anos presidente da Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana e voluntária no Asilo Vicentino. Faleceu em 8 de outubro de 2001, deixando saudades aos familiares e amigos que conviveram com ela.
Acesse o PL 107/21.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 389/2021
Vereador Leandro do Amendoim (PL) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD).
Dúvidas sobre a rede de tratamento de esgoto da rua Bom Jardim da Serra.
Devido a dúvidas referentes à rede de captação para tratamento de esgoto da rua Bom Jardim da Serra, situada no bairro Petrópolis.
1. Há rede de captação de tratamento de esgoto na referida rua? Se a resposta for afirmativa, favor encaminhar via documento toda a abrangência da rede de captação de tratamento de esgoto do Petrópolis.
Acesse o PI 389/21.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 390/2021
Vereadora Suzana Duarte (Cidadania) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD).
Com relação à inclusão digital nas escolas do município.
1 – Existe algum projeto protocolado no Ministério da Educação referente à inclusão digital nas escolas do município? Em caso positivo, quais?
Acesse o PI 390/21.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 391/2021
Vereador Leandro do Amendoim (PL) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD).
Relação de funcionários envolvidos no setor de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde.
Devido à falta de profissionais de saúde em algumas unidades básicas, e a informação de que nos foi passada é de que foram transferidos para o suporte na vacinação do Covid-19.
1. Quais os nomes, funções/UBS destes profissionais transferidos? 2. Qual o prazo para o retorno destes profissionais para suas respectivas UBS? 3. De quais UBS foram retirados os profissionais de suporte à vacinação?
Acesse o PI 391/21.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 392/2021
Vereador Jair Junior (Podemos) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD).
Acerca dos programas habitacionais em Lages.
A título de esclarecimento, questiona-se:
1. Sendo responsabilidade da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação promover programas de habitação, bem como articular junto aos órgãos federais e estaduais. Há algum projeto em trâmite ou alguma tratativa com o governo federal e estadual para o município?
Acesse o PI 392/21.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 393/2021
Vereadora Profª Elaine Moraes (Cidadania) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD).
Sobre resposta insuficiente de pedido de informação.
Através do pedido de informação nº 369/2021, a subscritora deste questionou ao excelentíssimo chefe do Poder Executivo Municipal acerca dos recursos municipais aplicados na Educação. Dentre os questionamentos, mais especificamente no item “2”, questionou: “Quanto, em valores, foi aplicado na Educação, nos anos de 2019, 2020 e 2021? Anexar planilhas pormenorizadas dos valores aplicados nos referidos anos”.
A resposta ao questionamento acima reproduzido foi a seguinte: “Informações pormenorizadas, estão disponíveis no portal transparência da prefeitura municipal”. Além do erro gramatical (não se separa com vírgula o sujeito do verbo!), há o desrespeito ao Poder Legislativo. A Constituição Federal, em seu artigo 2º, sentencia: “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.” É consabido que, em sede de município, não há a figura do Poder Judiciário. Todavia, por força da Lei Orgânica do Município de Lages, os dois poderes aqui existentes (Legislativo e Executivo), além de harmônicos e independentes, possuem atribuições distintas, isto, com base nos princípios de freios e contrapesos, previstos há séculos por John Locke, Thomas Hobbes e Montesquieu, entre outros.
No que se refere à Lages, a Lei Orgânica Municipal, em seu artigo 33, XII, assim manifesta: “Art. 33. À Câmara compete, privativamente, as seguintes atribuições: … XII – encaminhar pedidos escritos de informações ao secretário do Município ou autoridade equivalente, importando em crime de responsabilidade, a recusa ou o não atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas;” (grifos nossos). Por sua vez, a mesma Lei Orgânica de Lages, em seu artigo 94, XIX, sentencia: “Art. 94 Ao Prefeito compete, privativamente: … XIX – prestar à Câmara, dentro de trinta dias, as informações solicitadas na forma regimental (NR); (grifamos).
Concluindo, com base no acima exposto, ressaltando que o que se postulou foi a resposta do Município ao pedido de informação (o que está no Portal Transparência é de domínio público), reitera-se, sob pena de crime de responsabilidade, o seguinte questionamento: Quanto, em valores, foi aplicado na Educação, nos anos de 2.019, 2.020 e 2.021? Anexar planilhas pormenorizadas dos valores aplicados nos referidos anos.
Acesse o PI 393/21.
MOÇÃO LEGISLATIVA Nº 429/2021
Vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD), e ao superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi.
Campanha de conscientização para a doação de livros à Biblioteca Pública Municipal.
Mais antigas que os próprios livros, as bibliotecas nasceram como lugares misteriosos, exclusivos a uma parcela bem pequena da população. Com o tempo, esses espaços foram ampliando, até que hoje é difícil encontrar uma cidade que não tenha uma biblioteca pública. Daí nasce uma das principais funções de uma biblioteca: o seu papel social.
Além da disseminação da informação, é também papel social da biblioteca a inserção das comunidades ao conhecimento e suas práticas. Ela oportuniza o acesso a todas as pessoas, sem discriminação, e democratiza o contato com produtos culturais que seriam inacessíveis outrora, resultando na possibilidade de escolha. Ou seja, qualquer leitor tem a possibilidade de escolher o livro que deseja consumir.
Para que os livros sejam manuseados de forma eficiente para contribuir com uma pesquisa ou até mesmo com o lazer do leitor, ele precisa estar em bom estado de conservação. Compreende-se que ao longo do tempo os livros ficam desgastados e acabam por soltar as páginas ou apresentar degradação. Infelizmente, livros em mau estado de conservação não podem estar em contato com os outros livros, haja vista que aumenta a possibilidade de estragar também os livros bons da estante. Para tanto, sugere-se que seja realizada uma campanha de conscientização para a doação de livros e para que seja tomada a atenção dos doadores para que os livros estejam em bom estado de conservação.
Acesse a ML 429/21.
MOÇÃO LEGISLATIVA Nº 430/2021
Vereador Heron Anderson de Souza (PSD) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD).
Sugere a criação de programa de desconto de IPTU para quem adotar animais de rua.
Tendo em vista o grande número de animais de rua e a dificuldade de controle dessa população animal, queremos sugerir ao Poder Executivo a criação de um programa de descontos na cobrança de IPTU às pessoas que comprovadamente (através dos órgãos responsáveis por esta área de controle animal), adotem animais de rua. Sendo possível, obter uma porcentagem de desconto de acordo com o porte do animal adotado.
Acesse a ML 430/21.
MOÇÃO LEGISLATIVA Nº 431/2021
Vereador Heron Anderson de Souza (PSD) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD), e ao secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza.
Sugere um “Dia D” na campanha de vacinação dos adolescentes nas escolas públicas de Lages.
A vacinação contra a Covid 19 tem-se mostrado eficaz e observamos a queda dos índices de contaminação em nosso município e no país. Estamos vencendo essa batalha, por este motivo, a Secretaria de Estado da Saúde tem sugerido a aplicação de vacina nos adolescentes entre 12 e 17 anos, como forma de diminuir ainda mais as taxas e voltar a vida normal, ação esta que já esta sendo tomada em Lages.
Sendo assim, sugerimos ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, que seja realizado um “Dia D” de vacinação nas escolas municipais e estaduais para que possamos alcançar um número considerável de adolescentes. Estamos contando com o fim desta pandemia e esse esforço, com certeza, contribuirá para esse fim.
Acesse a ML 431/21.
MOÇÃO LEGISLATIVA Nº 432/2021
Vereadoras Suzana Duarte e Prof.ª Elaine Moraes (ambas do Cidadania) e Katsumi Yamaguchi (Progressistas) ao bispo da Diocese de Lages, dom Guilherme Werlang.
Moção de aplausos ao 27º Grito dos Excluídos e Excluídas.
As Pastorais Sociais de Lages realizaram no dia 7 de setembro, de forma celebrativa e apartidária, o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas, evento transmitido ao vivo pelas redes sociais (Facebook e Youtube) da Diocese. A live contou com a participação de representantes das Pastorais Sociais Paroquiais, Pastoral Afro, Caritas Diocesana, Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, Setor da Juventude, Conselho Missionário Diocesano, Movimento do Tabor e o Centro de Direitos Humanos Irmã Jandira Bettoni.
Com o tema permanente “Vida em primeiro Lugar”, o Grito dos Excluídos é realizado desde 1995, sendo denúncia e anúncio diante da realidade em que vive o país nas dimensões política, econômica, religiosa e social. O lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!” vai ao encontro da grande provocação que o Papa Francisco nos faz: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos!”.
A live contou com depoimentos de indígenas, pessoas em situação de rua, desempregadas e aos que sofrem com a questão do racismo. Neste sentido, foi trazida a realidade atual e iluminando com a palavra de Deus, conseguimos dar nosso grito em prol de tantas pessoas que hoje já não têm mais forças para gritar. Por isso, continuemos firmes, acreditando em dias melhores, colocando a vida em primeiro, acreditando em um mundo mais humano e justo. Que o sonho de Deus possa acontecer através de nossas ações e que todos tenham voz, vez e espaço nesta sociedade.
Acesse a ML 432/21.
MOÇÃO LEGISLATIVA Nº 433/2021
Vereadora Prof.ª Elaine Moraes (Cidadania) ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Zulmiro Klann.
Acessibilidade no comércio da região central de Lages.
Tendo em vista o número crescente de cadeirantes com autonomia que buscam os serviços do comércio local, em especial, na região central de Lages, a presente moção busca o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas para sensibilizar seus associados no sentido de garantir acessibilidade às pessoas com deficiência.
Acesse a ML 433/21.
MOÇÃO LEGISLATIVA Nº 434/2021
Vereador Heron Anderson de Souza (PSD) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD).
Solicita a criação de curso de capacitação para cuidadores de idosos e acamados.
Temos uma grande população de idosos em nossa cidade, como também muitas pessoas acamadas. Consideramos ainda que a mão de obra nem sempre é habilitada ou preparada para realizar o referido cuidado, portanto, a ideia desta moção é possibilitar a capacitação de pessoas que têm esse dom e interesse no trabalho como cuidador de idosos e acamados.
Acesse a ML 434/21.
MOÇÃO LEGISLATIVA Nº 435/2021
Vereador Leandro do Amendoim (PL) aos seguintes integrantes do Corpo de Bombeiros de Lages: 3º sargento Éder Madruga; soldado Ozair Hoffmann da Cruz Júnior; soldado Guilherme Pereira Galli; e ao bombeiro civil Fernando Moreira Guaripuna.
Aplausos aos socorristas pelo salvamento de queda do pedestre de 70 anos na ponte do Rio Caveiras.
No dia 10 de setembro, por volta das 16 horas, houve o salvamento do masculino de 70 anos, que para escapar de um atropelamento sob a ponte do Rio Caveiras, obrigou a se jogar de lá, sendo prontamente socorrido pelos integrantes do Corpo de Bombeiros de Lages, aos quais colocaram suas vidas em risco para salvar outra.
Acesse a ML 435/21.
MOÇÃO LEGISLATIVA Nº 436/2021
Vereador Nei Casa Nossa (PSL) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD), e ao secretário municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Jurandi Agustini.
Sugere disponibilizar programas de incentivo quanto ao uso de energia solar no Município.
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no Brasil. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida advêm de usinas hidrelétricas, representando 12,4% da matriz energética renovável do país. No entanto, estamos vivendo o advento da crise hídrica no Brasil, resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios.
Apesar de o Brasil apresentar quase um quinto das reservas hídricas do mundo, a falta de água é uma realidade em várias regiões. Alguns estudos indicam que os episódios de falta de recursos hídricos devem se repetir nos próximos anos, situação que pode comprometer o fornecimento de energia elétrica sustentada nessa fonte. Por outro lado, os efeitos ambientais e sociais para a produção da energia elétrica de matriz hídrica são temas de debates e ações judiciais em nível mundial.
Nessa esteira, a energia solar fotovoltaica tem sua importância como alternativa para solucionar os desafios energéticos globais. Para um futuro melhor, é necessário pensar na construção de alternativas que estimulem o crescimento econômico, mas que tenham baixo ou nenhum impacto ambiental. Isso está diretamente ligada à energia solar fotovoltaica, pois o sol é uma fonte renovável, infinita, inesgotável e gratuita, o que contribui plenamente com esse objetivo.
Além de ser uma alternativa para solucionar os desafios energéticos globais e tirar a dependência dos combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural, recursos esgotáveis, finitos ou não renováveis, a energia solar é livre de impurezas e sustentável, não traz danos ao meio ambiente, pois não depende de uma grande área de instalação, reduzindo o desmatamento e outros impactos negativos. Deste modo, essa Moção vai ao encontro do debate mundial referente às energias renováveis, à sustentabilidade, à preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Acesse a ML 436/21.
REQUERIMENTO Nº 204/2021
Vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas) ao presidente da Tractebel Energia, André Coming.
Que a empresa verifique possível vazamento em uma tubulação no bairro Promorar.
Conforme relatos de moradores, está ocorrendo um possível vazamento em uma tubulação próxima à caixa da água no bairro Promorar. A tubulação é de agua não potável, gerando risco de danos ao meio ambiente e à saúde humana. Para tanto, faz-se os seguintes questionamentos:
1. Diante dessa situação, qual será o encaminhamento? 2. O que ocasiona essa situação? 3. Qual medida a empresa tomará para a sua resolução?
Acesse o requerimento 204/21.
MOÇÃO SIMPLES Nº 115/2021
Vereador José Osni de Oliveira – Tio Zé (Podemos) ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD).
Solicita o asfaltamento da rua Adolfo Furtado da Silva, bairro Popular.
Considerando inúmeros pedidos realizados a este vereador por moradores da região, se solicita estudo de viabilidade para o asfaltamento da rua Adolfo Furtado da Silva, no trecho compreendido entre o cruzamento com a avenida Marechal Castelo Branco até o cruzamento com a rua Lauro Liz Costa, no bairro Popular.
Esse pedido se faz necessário, haja vista que o calçamento ou asfaltamento será de suma importância, pois vai oferecer boa trafegabilidade aos condutores de veículos e ao deslocamento das pessoas que utilizam a via, uma vez que a poeira e o barro em dias de chuva estão prejudicando consideravelmente o ir e vir das pessoas. Esperamos que esta reivindicação seja prontamente atendida, melhorando consideravelmente a trafegabilidade do local e a qualidade de vida destes cidadãos.
Acesse a MS 115/21.
INDICAÇÕES
As 71 indicações apresentadas no Parlamento Lageano nesta terça fazem pedidos para 35 bairros, com destaque para o Bela Vista e Santa Catarina, com sete matérias cada, Tributo, com seis, Guarujá, Promorar e Santa Helena, todos com cinco. Confira:
3294 – Faixa elevada na rua Otacílio Vieira da Costa, em frente ao La Brasa, bairro Centro – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3295 – Asfaltamento da rua Professor Simplício, bairro São Pedro – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3296 – Poda de pinheiro na rua Otacílio Vieira da Costa, bairro Centro – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3297 – Patrolamento, cascalhamento e nivelamento na rua Alcídia Schlichting Vieira, bairro Penha – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3298 – Instalação de lombada física na rua Senador Filho, bairro Coral – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3299 – Instalação de tampa de concreto, desobstrução e colocação de grade no bueiro da rua Marino Malinverni, bairro Bela Vista – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3300 – Instalação de placa de “Proibido Depositar Lixo” no final da rua Doutor Nilo Sbruzzi, bairro Bela Vista – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3301 – Reperfilamento dos paralelepípedos na rua Doutor Nilo Sbruzzi, bairro Bela Vista – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3302 – Desobstrução de bueiro na rua Doutor Nilo Sbruzzi, bairro Bela Vista – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3303 – Instalação de grama natural ao redor do campo sintético na rua Eleodoro de Campos, bairro Bela Vista – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3304 – Operação tapa-buraco na totalidade da avenida Aristeu Rodolfo, bairro Bela Vista – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3305 – Arrumar o balanço do parque infantil na avenida Aristeu Rodolfo, bairro Bela Vista – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3306 – Limpeza de bueiro na rua Hugo Mendes, em frente à casa nº 15, bairro Bom Jesus – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3307 – Reperfilamento de lajotas na rua Plínio Ribeiro Ramos, bairro Promorar – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3308 – Reperfilamento de lajotas na rua Salustiano Ramos, bairro Promorar – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3309 – Recapeamento de asfalto na rua Sete de Setembro, em frente ao número 1392, bairro Santa Helena – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3310 – Desobstrução e instalação de grade na boca de lobo da rua Gustavo Richard, bairro Copacabana – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3311 – Patrolamento, cascalhamento, nivelamento, desobstrução de bueiros e instalação de novos pontos de micro drenagem na rua Almiro de Freitas, bairro Triângulo – vereador Leandro do Amendoim (PL).
3312 – Operação tapa buracos na rua Guilherme de Almeida, bairro Ferrovia – vereador Enio do Vime (PSD).
3313 – Nivelamento e patrolamento da rua Salvador, bairro Santa Helena – vereador Jean Felipe (Progressistas).
3314 – Reparação de buraco na via e ajuste no calçamento da rua Antônio Martins, bairro Guadalupe – vereador Jean Felipe (Progressistas).
3315 – Roçada nas margens da rua Antônio Waltrick, bairros Santa Catarina e Conte – vereador Jean Felipe (Progressistas).
3316 – Manutenção, melhorias e limpeza de bocas de lobo em todo o bairro São Francisco – vereador Jean Felipe (Progressistas).
3317 – Asfaltamento nas partes não pavimentadas na rua Fortaleza, bairro Santa Helena e Ipiranga – vereador José Osni de Oliveira, Tio Zé (Podemos).
3318 – Manutenção de lajotas na rua José Berlim, bairro Universitário – vereador José Osni de Oliveira, Tio Zé (Podemos).
3319 – Drenagem, patrolamento e cascalhamento na rua Cristiano Brascher, bairro Santa Helena – vereador José Osni de Oliveira, Tio Zé (Podemos).
3320 – Drenagem, patrolamento e cascalhamento na rua João Batista Tezza, bairro Santa Helena – vereador José Osni de Oliveira, Tio Zé (Podemos).
3321 – Solicita o estudo de causa para os alagamentos na rua Manoel da Silva Ramos, bairro Centro – vereador Heron Anderson de Souza (PSD).
3322 – Asfaltamento da rua Protássio Campos, que corta os bairros Jardim Celina e Guadalajara – vereador Heron Anderson de Souza (PSD).
3323 – Revisão da iluminação pública na rua Jaci Ribeiro, bairro Santo Antônio – vereador Gabriel Córdova (PSL).
3324 – Força-tarefa para o patrolamento, limpeza de bocas de lobo, cascalhamento e tapa-buracos nos bairros da Cidade Alta: Boqueirão, Caroba, Santa Cândida e Santa Mônica – vereador Enio do Vime (PSD).
3325 – Pavimentação da rua Jaci Ribeiro, bairro Santo Antônio – vereador Gabriel Córdova (PSL).
3326 – Pavimentação da rua Maria do Nascimento dos Santos, bairro Santa Catarina – vereador Gabriel Córdova (PSL).
3327 – Asfaltamento da rua Padre Antônio Siqueira, bairro São Paulo – vereador Nei Casa Nossa (PSL).
3328 – Roçada no passeio da rua João José Godinho, bairro Guadalupe – vereador Agnelo Miranda (PSD).
3329 – Colocação de tela na área de lazer da rua Sebastião da Luz dos Santos, bairro São Pedro – vereador Agnelo Miranda (PSD).
3330 – Recapeamento asfáltico da rua Guilherme de Almeida, bairro Caravágio – vereador Agnelo Miranda (PSD).
3331 – Reforma e colocação de corrimão da ponte na esquina das ruas Alcides Pereira de Andrade e Wilson Corbellini, bairro Araucária – vereador Agnelo Miranda (PSD).
3332 – Implantação de uma lombada física na rua Emílio Odebrecht, próximo à casa nº 193, bairro Universitário – vereador Agnelo Miranda (PSD).
3333 – Estreitamento do canteiro na rua Brasília, bairro São Cristóvão – vereadora Suzana Duarte (Cidadania).
3334 – Desentupimento das bocas de lobo na rua Marechal Francisco Luz, bairro Caça e Tiro – vereadora Suzana Duarte (Cidadania).
3335 – Revitalização do calçamento na rua Zeca Neves (Parque Jonas Ramos – Tanque), bairro Centro – vereadora Suzana Duarte (Cidadania).
3336 – Elaboração de campanha de divulgação sobre a coleta de lixo reciclável nos bairros – vereadora Suzana Duarte (Cidadania).
3337 – Manutenção no calçamento/lajotas da rua Mauro Rambusch Sell, bairro Promorar – vereador Aldori Freitinhas (MDB).
3338 – Limpeza e desobstrução de boca de lobo na rua Mauro Rambusch Sell, bairro Promorar – vereador Aldori Freitinhas (MDB).
3339 – Manutenção na tubulação de esgoto na rua Independência, em frente ao número 53, bairro Dom Daniel – vereador Aldori Freitinhas (MDB).
3340 – Troca de placa de identificação do nome da rua Mauro Rambusch Sell, bairro Promorar – vereador Aldori Freitinhas (MDB).
3341 – Nivelamento, patrolamento e cascalhamento da rua João Maria de Jesus, bairro São Miguel – vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas).
3342 – Manutenção e reparos dos buracos nas lajotas da rua João Gutemberg, bairro São Miguel – vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas).
3343 – Patrolamento, cascalhamento e nivelamento da rua Araribóia, bairro São Miguel – vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas).
3344 – Nivelamento e cascalhamento na rua Bruno Luersen, em frente ao loteamento Verdes Campos, bairro Vila Mariza – vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas).
3345 – Asfaltamento na rua Borges de Medeiros, bairro Penha – vereador Nei Casa Nossa (PSL).
3346 – Reposição de lâmpadas na iluminação pública da rua Padre Ludovico Kuck, bairro Tributo – vereador Nei Casa Nossa (PSL).
3347 – Melhorias na iluminação pública da rua Crispim Mira, bairro Guarujá – vereador Nei Casa Nossa (PSL).
3348 – Patrolamento e cascalhamento das ruas Suruvi e Jundiá, distrito de Santa Terezinha do Salto – vereadora Prof.ª Elaine Moraes (Cidadania).
3349 – Alargamento, nivelamento, patrolamento e cascalhamento na rua dos Franciscanos, bairro Santo Antônio – vereadora Prof.ª Elaine Moraes (Cidadania).
3350 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Irmão Joaquim, bairro Tributo – vereador Jair Junior (Podemos).
3351 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Ubaldo Gualberto de Sá, bairro Tributo – vereador Jair Junior (Podemos).
3352 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Antônio Ribeiro de Lima, bairro Tributo – vereador Jair Junior (Podemos).
3353 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Vito Pedro Boscato, bairro Tributo – vereador Jair Junior (Podemos).
3354 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Ábramo Baú, bairro Tributo – vereador Jair Junior (Podemos).
3355 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Marcos Antonio Ribeiro, bairro Santa Catarina – vereador Jair Junior (Podemos).
3356 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Dois Mil e Cinquenta e Dois, bairro Santa Catarina – vereador Jair Junior (Podemos).
3357 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Osni Rodolfo, bairro Santa Catarina – vereador Jair Junior (Podemos).
3358 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Nilo Sambaqui, bairro Santa Catarina – vereador Jair Junior (Podemos).
3359 – Nivelamento, cascalhamento e patrolamento da rua Valdeck Aurélio Sampaio, bairro Santa Catarina – vereador Jair Junior (Podemos).
3360 – Pintura de faixas de pedestres na avenida das Torres, bairro Guarujá – vereador Ozair Coelho, Polaco (PSD).
3361 – Pintura de faixas de pedestres na avenida Trinta e Um de Março, bairro Guarujá – vereador Ozair Coelho, Polaco (PSD).
3362 – Implantar lombada física na avenida das Torres, em frente à loja Cassol Centerlar, bairro Guarujá – vereador Ozair Coelho, Polaco (PSD).
3363 – Revitalização, manutenção dos brinquedos e colocação de bancos no parque infantil do bairro Santo Antônio – vereador Ozair Coelho, Polaco (PSD).
3364 – Implantar lombada física na rua Vera Cruz, bairro Guarujá – vereador Ozair Coelho, Polaco (PSD).
Fotos: Alex Branco e Nilton Wolff (Câmara de Lages) Edição e revisão: Everton Gregório – Jornalista