Notícia no Ato

Tradição consolidada em Lages: curso de empregabilidade contemplará 20 pessoas nesta edição de agosto

A próxima turma, de setembro, já pode ser formada. Compareça ou entre em contato por telefone e não perca tempo

Aprimorar os conhecimentos com a finalidade de caminhar em busca de uma nova oportunidade de trabalho, seja um profissional experiente em sua área específica correndo atrás de novos ventos, ou seja, a estar evidenciado em entrevistas de seleção para a conquista da sua primeira oportunidade formal de emprego. Este é o desígnio do curso de empregabilidade concedido gratuitamente à comunidade pela Prefeitura de Lages, por intermédio do Programa Qualifica Melhor Lages, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, um serviço público já convencional e rotineiro à população, caindo no gosto da comunidade por sua versatilidade, linguagem acessível, coerência, coesão, leveza e funcionalidade. Afinal, para quem tem sede de trabalho, todo minuto é precioso. Centenas de cidadãos lageanos já desfrutaram do curso, proveitoso na desenvoltura em processos de seleção nas empresas, um diferencial que pode ser decisivo na hora da escolha dos perfis para admissão.

Uma nova turma ingressará em uma nova edição da capacitação, inclinada à atualização dos candidatos sobre o mercado de trabalho, à relevância da qualificação profissional e à capacidade de sua adequação. A aula acontecerá nesta quarta-feira (25 de agosto), a partir das 19h, até as 22h, para 20 pessoas já inscritas, pois o período de matrículas já foi encerrado e as vagas estão esgotadas. As explanações irão acontecer no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

No encontro entre os alunos e as instrutoras voluntárias da 8ª fase do curso de psicologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Bárbara Haidê Machado Murgueytio e Camila de Oliveira Lourenço, como parte de seus estudos de conclusão de graduação e orientadas pela professora Andréia Agostini, a ementa abordada será constituída por conceitos de marketing pessoal, dicas para elaboração de currículo, preparação para entrevistas, postura profissional, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, além de incentivo à iniciativa, autoconhecimento e possibilidades de desenvolvimento de comportamentos e identificação de competências. Aos participantes do treinamento será entregue certificado de quatro horas ao final da qualificação, enriquecendo seus currículos.

Talento técnico e intelectual

O curso de empregabilidade é ofertado mensalmente e a data do grupo sequente de 20 vagas, para o nono mês do ano, ainda será definida, todavia, as inscrições já podem ser efetuadas, pessoalmente, junto à sede administrativa da Secretaria, situada na rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, a uma quadra da Policlínica Municipal, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência são os documentos indispensáveis. Por impedimento de deslocamento ou por predileção, candidatos poderão solicitar sua inscrição por telefone: 3224-0600/3224-0700. “As atividades da Secretaria são permanentes. Os servidores são proativos e cientes de que seu desempenho pode influenciar as pessoas a se esforçarem para serem premiadas com postos de trabalho em empreendimentos de história e respeito e com boas chances de crescimento e novos cargos internos. Sonhos somente se tornam tangíveis quando a estrada é trilhada com determinação e com auxílio do Poder Público às pessoas para transpassarem os obstáculos pelo aperfeiçoamento, pela vitória de ser pré-selecionado a uma entrevista e pela garra do empreendedorismo. São os papéis do Programa Qualifica Melhor Lages, Banco do Emprego e Sala do Empreendedor”, menciona o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).

O Qualifica Melhor Lages tem como coordenador Marcelo Lima. “As capacitações são todas ministradas por profissionais voluntários com seriedade e responsabilidade e por instituições com reputação de notoriedade positiva. E naquelas em que há exigência de reconhecimento oficial, há garantias. Informações adicionais sobre cursos e vagas podem ser acessadas conosco. Estamos aqui para facilitar a vida dos moradores de Lages, pois é nossa obrigação.”

Texto: Daniele Mendes de Melo/Arte: Carlos Alberto Arruda Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!