Notícia no Ato

Nove leitos de UTI Covid serão abertos nos próximos dias, com a possibilidade de mais nas próximas semanas

O presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Gerson Omar dos Santos (PSD), participou nesta manhã de sexta-feira (12) de uma reunião na Prefeitura, na qual esteve presente o secretário estadual da Saúde, André Motta Ribeiro, que veio verificar as demandas locais advindas da pandemia causada pela Covid-19.

“Segundo o secretário, nove leitos de UTI serão abertos dentro de alguns dias, além da possibilidade da abertura de mais 34 leitos de UTI na ala nova do Hospital Tereza Ramos nas próximas duas semanas”, conta Gerson. “Seguimos fiscalizando e unidos com as lideranças lageanas para que o mais breve possível o Hospital Tereza Ramos seja entregue e esteja com 100% do seu funcionamento. Nossa população não pode mais esperar”, afirma o presidente.

Informações do secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo, dão conta que temos 213 pessoas internadas nos hospitais da região, 26 aguardando leitos de UTI, quatro precisam de enfermaria e há pessoas entubadas no Centro de Triagem e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por falta de leitos de UTI.

“O ritmo de transmissão está extremamente alto. Tivemos 400% de aumento de casos ativos na última semana e faltam profissionais de saúde. Remanejamos equipes das Unidades Básicas de Saúde para atuar no atendimento de pacientes Covid e abrimos, em 15 dias, mais 123 leitos de enfermaria em hospitais de outros municípios da região. Mas, na mesma medida que novos leitos são abertos, eles são ocupados imediatamente”, alertou o secretário durante a reunião.

Textos e fotos: Débora Bombilio – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!