Notícia no Ato

Deputado propõe construção de novo acesso entre bairros São Miguel e Ferrovia

O desafogamento da rótula do Penha, em Lages, e o retorno dos passeios turísticos de trem na região da Coxilha Rica, foram os principais assuntos da reunião convocada pelo deputado Marcius Machado (PL) na tarde desta quinta-feira (25).

Participaram do encontro, além do deputado, os representantes das relações governamentais da empresa Rumo – responsável pela administração da ferrovia -, Giana Custódio e Marcelo Arthur Fledler, os secretários municipais de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, e do Turismo, Álvaro Mondadori, além do comandante do 1º Batalhão Ferroviário de Lages, tenente-coronel Anderson Soares do Carmo e o fiscal administrativo Major Alex Santos.

O fluxo de veículos dos bairros São Miguel e Penha, que precisam se deslocar para outros bairros e o Centro da cidade, se concentra, quase totalmente, na rotatória em frente ao cemitério. Um novo acesso ao Centro de Lages facilitará muito o trânsito nesta região da cidade. Porém, isso só é possível com a autorização das autoridades responsáveis, pois o novo acesso cortará a linha férrea.

“Recentemente estive com a minha equipe de engenharia no Bairro São Miguel, e identificamos que a Rua Antônio Elias Aze é uma boa alternativa para abertura desta nova passagem. Essa rua fica ao lado da unidade de saúde do São Miguel e tem possibilidade de ligação com a rua da Malke, no Ferrovia”, comenta o deputado que, no final de 2020, apresentou na Alesc uma proposição sugerindo a abertura de um novo acesso entre os bairros São Miguel e Ferrovia.

No encontro, ficou definido que a Rumo fará um estudo de viabilidade do acesso. Para isso, a Prefeitura de Lages deverá entregar à empresa alguns dados necessários para que isso seja realizado. “Não será um processo rápido, devido a burocracia, mas que não será medido esforços para que aconteça”, explicou Marcius.

Já os passeios de trem entre Lages e a Coxilha Rica são uma forma de fomentar o turismo no município. No final do ano passado, Marcius Machado também apresentou um requerimento na Alesc, questionando sobre a possibilidade de tornar realidade os passeios de trem saindo de Lages e indo até a Coxilha Rica, e vice-versa. “A empresa apresentou que essa opção é cara e que seria interessante haver parceria com a iniciativa privada”, acrescentou o deputado.

O deputado Marcius Machado afirmou que a reunião foi produtiva e que ficou contente com a participação dos secretários João Alberto e Joinha, além dos representantes do Exército Brasileiro. “É importante que, agora, as demandas foram apresentadas e os projetos começaram a ser estudados para serem colocados em prática”, concluiu.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!