Notícia no Ato

Paróquia do Navio será entregue à administração da diocese de Lages

Depois de 50 anos de trabalhos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, os frades franciscanos deixam a paróquia para administração da Diocese de Lages. A Paróquia que desde a fundação era mantida pelos freis, será formalmente entregue, mas com a certeza de que o carisma não deixará de existir na igreja. A missa que marca essa despedida, acontecerá no sábado (30), às 10h.

Aproximadamente no ano de 1957, segundo a informação de moradores do bairro Morro Grande, uma comissão foi criada para angariar fundos que viabilizassem a construção de uma capela. A 1º missa foi celebrada à sombra de um cipreste e depois na escolinha municipal. Em 1960 iniciou a construção da capela, sendo conhecidos como fundadores Padre Humberto Bragalia, Conceição Floriane e a irmã Emengarda da Divina Providência.

A capela possuía um formato de navio, por ser dedicada à Nossa Senhora Aparecida e a imagem foi colocada em um barquinho de madeira. Em 14 de fevereiro de 1971, na missa das 19h30, Frei Hugolino Becker foi introduzido na posse pelo Bispo Auxiliar Dom Carlos Schmitt.

São cinco décadas de trabalho marcadas por frades que deixaram um legado não somente no território paroquial, mas por toda a diocese. Do Frei Hugolino ao Frei Miguel da Cruz – atual pároco, tantos outros passaram pela igreja levando o carisma franciscano como principal ideal de evangelização.

Frades seguirão para outra missão

Em reunião com a comunidade local, o Ministro Provincial, Frei César Küllkamp, afirmou que a decisão de entrega da paróquia vem sendo adiada por pelo menos dois anos e que é com enorme tristeza, mas com sentimento de dever cumprido que a Província devolve aos cuidados da diocese essa Paróquia.

Frei César afirma que os frades continuarão em Lages, no Convento Franciscano, localizado ao lado do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, auxiliando nas atividades da instituição e da Catedral Diocesana, uma vez que os franciscanos têm forte ligação por serem os fundadores da Diocese de Lages. Mas a decisão de entrega surgiu da necessidade de colocar os frades em missão, pelo Brasil e pelo mundo.

Por outro lado, o Bispo Diocesano Dom Guilherme Werlang destaca a dificuldade que será essa transição, adaptação da comunidade e a mudança de padres, mas agradece o trabalho desempenhado, segundo ele, com maestria pelos frades nesses 50 anos.

Celebrações de transição e posse

A celebração que marca oficialmente a entrega da paróquia está marcada para sábado (30), às 10h. Nessa missa o Ministro Provincial Frei César Küllkamp, o Bispo Diocesano Dom Guilherme Werlang e os Freis Miguel da Cruz, Vilmar Silva, Ervino Girardi e Tarcísio Theiss que trabalham atualmente na Matriz estarão presentes. Outros frades que passaram pela Paróquia e demais padres da diocese estão convidados a participar, dentre eles o Padre Álvaro da Silva que assumirá como Paroco e o Padre Hermes Toninih que será auxiliar.

No domingo (07) seguinte, na missa das 08h, Padre Álvaro será então empossado como novo Pároco pelo Bispo Diocesano para dar continuidade aos trabalhos pastorais. As comemorações dos 50 anos estão programadas para a semana seguinte e contarão com a presença dos frades e de toda a diocese. A programação será divulgada em breve.

Por Luan Turcati/Fotos atual – Richard Ferrari/Conexão Fraterna

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!