Notícia no Ato

Volta às aulas no sistema municipal será de forma híbrida e escalonada

A oferta do sistema presencial será organizada em grupos menores de alunos, de maneira alternada. Ainda serão atendidos os estudantes que optarem pela entrega de atividades de forma física ou por meio da plataforma digital

A volta às aulas no Sistema Municipal de Educação de Lages está prevista para acontecer no dia 18 de fevereiro, com atividades pedagógicas de forma presencial com as crianças e estudantes matriculadas nas unidades escolares tanto da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. As atividades com os professores iniciam no dia anterior, 17 de fevereiro.

No ano letivo de 2021, o retorno dos estudantes às aulas presenciais será facultativo, tendo os pais ou responsáveis o livre arbítrio para aderirem ou não a este sistema. “As famílias precisam se sentir seguras para aderirem ao regime especial, que acontecerá em um sistema de alternância”, explica a secretária da Educação, Ivana Michaltchuck.

Neste ano será implantado um sistema híbrido, ou seja, cada unidade de ensino por meio de seus professores atenderá suas crianças e estudantes de formas diferenciadas. A primeira delas é a oferta do sistema presencial que será organizado em grupos menores de alunos, de maneira alternada. Ainda serão atendidos os estudantes que optarem pela entrega de atividades de forma física ou por meio da plataforma digital. Este sistema continuará para os alunos cujos pais ou responsáveis não aderirem ao regime presencial de atividades pedagógicas. 

Respeitando o Decreto n° 1.003 de 14 de dezembro de 2020, do Governo do Estado, que está em vigor, os Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) não poderão mais ofertar aulas em regime integral, ou seja, o dia todo.

Todo o movimento de organização que acontecerá nas unidades escolares a partir do dia 17 de fevereiro está respaldado nos planos de contingência homologados pelo Comitê Municipal em 2020, respeitando sempre as determinações da legislação vigente, recomendações da União dos Dirigentes Municipal de Santa Catarina – Undime e ainda devendo ser rigorosamente seguidos todos os cuidados e regramentos sanitários estabelecidos pelos órgãos de saúde.

Unidades escolares elaboraram planos de contingência

Para garantir um retorno seguro aos professores e estudantes, todas as unidades escolares, tanto na rede privada como estadual e municipal, precisaram instituir seus próprios planos de contingência que passaram pela avaliação do Comitê Municipal.

Todos os 125 planos de contingência das unidades escolares do Município já foram entregues e cerca de 95% estão aprovados pelo Comitê, faltando apenas algumas adequações para conceder o selo e QRCode.

Nas regiões de saúde que apresentem risco potencial gravíssimo, as atividades educacionais presenciais ficam limitadas a até 50% das matrículas ativas por turno de atendimento do estabelecimento de ensino, seguindo rigorosamente todos os cuidados sanitários estabelecidos.

Nas regiões de saúde que apresentem risco potencial grave, alto ou moderado, as atividades educacionais presenciais estarão autorizadas, também seguindo as regras sanitárias. Os estudantes e servidores que se enquadram nos grupos de risco para a Covid-19 devem ser mantidos em atividades remotas.

Novos professores serão contratados

Neste momento, todos os setores de recursos humanos e ensino da Secretaria da Educação estão organizando o quadro dos professores efetivos para levantamento das vagas que serão ofertadas na chamada do processo seletivo.

De 25 a 28 de janeiro, será realizada a chamada dos professores que fizeram o processo seletivo para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e professores de apoio à inclusão, assim como as demais disciplinas complementares. No dia 1° de fevereiro, que será numa segunda-feira, todos os professores contratados deverão iniciar junto ao departamento de recursos humanos do Município a assinatura dos seus contratos. Na sequencia farão os exames necessários para efetivar a admissão.

Texto: Aline Tives/Fotos: Toninho Vieira/Arquivo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!