Notícia no Ato

Quem é Agnelo Miranda?

Agnelo Miranda é lageano, 51 anos, casado, dois filhos. Reside no bairro Sagrado Coração de Jesus, mas cresceu no Coral, onde vivem seus pais. Formado em Agronomia e Direito, é advogado há 25 anos. Foi procurador-geral do Município na atual gestão da Prefeitura de Lages, cargo que deixou para se candidatar a vereador nas eleições de 15 de novembro, sendo bem-sucedido, eleito com 1.203 votos, o 11º mais bem votado.

Mesmo gostando de acompanhar a política, foi do cargo que teve na Prefeitura que Agnelo atribui um conhecimento mais profundo a respeito da administração pública, de uma visão política da organização social, já que as decisões da pasta que chefiava abarcavam as ações de todas as secretarias municipais. Esta ciência geral da situação das pessoas e a vontade de ajudá-las foi o que lhe despertou a vontade de atuar como vereador.

Em sua primeira candidatura a um cargo político, Agnelo Miranda usou das redes sociais para se tornar mais conhecido e expor suas ideias, contou com o apoio de amigos e apoiadores, visitou comércios e residências. Ele considera as conversas que teve com a população como a experiência mais importante da campanha. “O contato com as pessoas é o que é mais valioso, é onde a gente cresce dentro de uma campanha. Isso tem que ser levado pelo vereador durante sua vereança. (…) O voto é uma procuração que o eleitor passa para que você o represente e faça o melhor para ele e para a sociedade”, afirma.

De acordo com Agnelo, o vereador é um cargo de muita importância, de máxima representação popular.  Ele promete ser um legislador, um fiscal da administração municipal, mas sem abrir mão de ser propositivo. “Vou trabalhar alinhado ao Poder Executivo, mas também fiscalizar e cobrar, pois pela legitimidade do voto tenho esta obrigação”. Questionado se deixaria a vereança em caso de convite para assumir um cargo no governo, ele disse que seu objetivo é ser vereador nos quatro anos e fazer jus às pessoas que lhe confiaram o voto.

Para o futuro edil, as demandas a serem solucionadas são grandes e cita duas como as principais: o aprimoramento da infraestrutura urbana, especialmente com a pavimentação de ruas, e a geração de emprego e renda. “Poeira e barro são problemas sérios, de saúde pública. (…) É um problema estrutural da cidade que precisa ser vencido”, diz o novo vereador sobre o primeiro ponto, uma das grandes reivindicações feita pela comunidade. “Também precisamos qualificar as pessoas para que estejam preparadas a atender a demanda de um emprego de qualidade, que é melhor remunerado”. Ele cita o programa Qualifica Mais Lages que atendeu mais de nove mil pessoas, em diferentes atividades profissionais. Para Agnelo, Lages vive um momento de investimentos e a cidade precisa ser atrativa e dar um suporte para os investidores oferecendo infraestrutura, boa localização e mão-de-obra qualificada. “Precisamos estar preparados para isso”, ressalta, sobre o outro desafio que a cidade precisa resolver.

Agnelo Miranda deixou seu recado à população: “Pode esperar muito trabalho, muita determinação em melhorar a vida das pessoas. Vou lutar de todas as formas para fazer o melhor pela população. Fui com muita garra na campanha e não vai ser diferente nesta legislatura. Trabalhar de forma intensa, caminhar bastante nos bairros, conversar com as pessoas, vendo o que elas precisam, quais as ideias que surgem daí”, conclui.

Temas polêmicos como a pandemia, polarização política, feminismo, racismo, homofobia, também fizeram parte da entrevista. Confira a posição do novo vereador no vídeo completo em nosso canal no YouTube.

A série de entrevistas com os novos vereadores de Lages continua e você assiste o programa de segunda a sexta-feira, às 15h, nos canais da TV Câmara no Facebook e/ou no YouTube.

Everton Gregório – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!